Na semana da Gamescom, quem ganhou os holofotes foi o Homem-Aranha
23 de agosto de 2019. Chegamos na finaleira da Gamescom 2019, um evento tão surpreendente quanto a E3 ou, quiça, até mais. A cidade alemã de Colônia ficou pequena para tantas novidades: simulação de xixi em Death Stranding, Cyberpunk 2077 brilhando, muito jogo com Ray Tracing, Nintendo trazendo uma tonelada de indies para o Switch e, claro, muita coisa inédita. Por causa disso, mudamos a estrutura da nossa querida publicação para trazer o máximo de informações relevantes sobre o eventinho. Espero que não se importe, é por uma boa causa. Tudo bem? Então segue o baile ;)
Quem também merece destaque nesta semana é o Homem-Aranha, que possivelmente foi o grande campeão da categoria “tema de discussões” dos últimos sete dias: além de ser o motivo pelo qual a Sony comprou a Insomniac Games recentemente, o herói deu coragem para a gigante japonesa fazer algo que raramente acontece: mandar a Disney tomar lá naquele lugar.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então mergulha de cabeça nessa newsletter! Boa leitura ;)
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e cara que zerou Spider-Man 2: Enter Electro
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Insomniac Games - De Nova Casa
Enquanto o charme dos eventos de games é a apresentação de novos jogos, um dos destaques da Gamescom 2019 ficou por conta de quem faz a mídia acontecer: a Sony, que é dona da PlayStation, anunciou a compra da Insomniac Games. O estúdio de 25 anos agora faz parte da SIE Worldwide Studios e terá como trabalho produzir jogos exclusivos para as plataformas da empresa. Isso não vai ser muito difícil pra eles, já que boa parte de seus grandes sucessos só rodam em máquinas com o logo PS, incluindo Ratchet & Clank, o primeiro lançamento de Spyro e, rufem os tambores, Marvel’s Spider-Man.
Shawn Layden, o chefão dos estúdios da Sony, não esconde que o principal motivo para a aquisição foi o jogo do cabeça de teia, e temos um número bem grande para justificar isso: desde seu lançamento, o jogo já vendeu mais de 13 milhões de cópias mundialmente. E, como se trata de um herói amado e um jogo exclusivo, com certeza o título auxiliou a alavancar as vendas de consoles da empresa. Pelo que o executivo deu a entender numa entrevista ao Hollywood Reporter, a gigante japonesa nem mesmo olhou para outras grandes franquias da Insomniac, como Sunset Overdrive. Todo esse foco em Peter Parker e seu universo faz muito sentido, afinal, além de ser sucesso nos games, o herói também é a principal aposta da Sony nos cinemas. AND, coincidentemente nesta semana, a empresa nipônica resolveu brigar com a Disney e pode tirar o personagem do Universo Cinematográfico da Marvel, o que possivelmente não tem ligação direta com a aquisição da Insomniac. Ainda.
Homem-Aranha: Expulso de Casa
Quem acompanha o Jornal dos Jogos sabe que gostamos de deixar as notícias de cinema lá pra seção “Extra”, mas esse gancho perfeito criou uma exceção: aparentemente a Sony e a Disney brigaram e o Homem-Aranha pode sair do MCU. Ao que parece, o império do Mickey Mouse queria 50% da grana vinda dos filmes do Spidey para que ele pudesse existir no mesmo universo que os Vingadores. O preço é bem caro para a Sony, dona dos direitos do personagem e que atualmente ganha, segundo fontes, 95% do dinheiro vindo dos longas estrelados por Tom Holland.
Como tem até gente famosa pedindo para as empresas se acertarem, existe esperança de que ambas se tornem amiguinhas novamente, mas dá para entender o lado da Sony. Considerando que o pior filme do Homem-Aranha fez cerca de USD 700 milhões em bilheteria, dá pra entender porque a firma quer continuar os lançamentos no modo forever alone. Afinal, até mesmo o recorde de USD 1 bilhão alcançado por Longe de Casa se tornaria menos do que o arrecadado em Amazing Spider-Man 2, se fosse dividido ao meio com a Disney.
Se as coisas não se acertarem, isso quer dizer que teremos um novo reboot e o Tio Ben vai morrer pela 5441491 vez? Possivelmente não, visto que o amado Tom Holland e o diretor Jon Watts ainda teriam contratos para cumprir com a Sony. A tendência, segundo explica o sábio Borbs do Judão, é que a Sony dê ainda mais atenção para os personagens do Spidey e, quem sabe, até traga a galera responsável pelo lindo Aranhaverso para dar uma guinada nessa nova fase. Se isso realmente acontecer,não podemos dercartar a possibiliade de uma participação importante, vejam só, da Insomniac Games.
O nome “Homem-Aranha” cresceu muito nos últimos 20 anos no cinema, porém, só agora conseguiu emplacar de vez no mundo dos games, e justamente de forma exclusiva em um console da Sony. Se a empresa japonesa realmente meter o louco no Aranhaverso, é possível que a Insomniac seja “obrigada” a focar todos os seus esforços em Marvel’s Spider-Man 2 e faça um jogo que não apenas venda mais consoles, mas converse com produções do cinema e ajude a reforçar a imagem de independência do aracnídeo. Já imaginou ver o Mysterio de Jake Gylenhaal em um jogo do Spidey? São possibilidades. Distantes e bem otimistas, mas possibilidades. Afinal, também não podemos descartar as chances de Tom Holland sair correndo, Jon Watts receber um novo reboot-bomba em suas mãos e acabar descontando em quem sempre paga o pato: o tio Ben.
As novidades da Gamescom 2019
Tiro, porrada, história e multiplayer
Um dos principais exclusivos da Microsoft no ano, Gears 5 ganhou uma montanha de trailers na Gamescom 2019. Para começar, temos uma produção voltada para apresentar a narrativa do game, que deixará os “homão” da série um pouco de lado para dar mais espaço para um mulherão: a personagem Kait. O vídeo de história pode ser visto abaixo, ao som de Head like a Hole, do Nine Inch Nails.
Para quem está interessado em dar tiro com os amigos, o jogo traz como destaque os modos multijogador Versus, Escape e o novo Horda, que também ganhou um belo de um trailer. O hype é tão grande que a Xbox até anunciou uma edição especial do One X inspirada no game. Quando chega? 6 de setembro de 2019, somente no PC and Xbox One.
Exclusivo revigorado
Para quem gosta de dar tiro em primeira pessoa, a novidade é Vigor, também exclusivo do Xbox One. O jogo é feito pela Bohemia Interactive, de ARMA e DayZ, e está disponível sem custos no console da Microsoft. Durante a Gamescom, o título ganhou um trailer de lançamento que mostra bem a sua proposta: sobreviver na Noruega devastada pela guerra fazendo tudo que for necessário, incluindo matar outras pessoas. Além de poder ser jogado de graça, o título também conta com localização em português brasileiro.
Control chegando
A Remedy Entertainment não perdeu os holofotes da Gamescom 2019 e apresentou por lá o trailer de lançamento de Control. O novo vídeo do jogo publicado pela 505 Games mantém os padrões de mistério e gráficos de cair o queixo, e promete ação de tirar o fôlego.
Saberemos se o título entrega tudo isso na semana que vem: Control tem lançamento marcado para 27 de agosto no PC, PS4 e Xbox One. Detalhe: a versão de compiuter vai sair primeiro na Epic Games Store.
Versatilidade
Um das publishers que mais surpreende atualmente, a Focus Home Interactive foi para a Gamescom e apresentou novidades em diferentes frentes. Para quem curte carros, a firma revelou ShowRunner, enquanto os amantes de sci-fi receberam um novo trailer de The Surge 2. O destaque no nosso coração, porém, fica por conta de GreedFall, um ambicioso RPG que parece uma mistura de Assassin’s Creed: Black Flag com The Witcher 3: Wild Hunt.
O novo vídeo apresentado durante o evento de games mostrou um pouco da relação que teremos com os companheiros de equipe e como as escolhas podem afetar o rumo do jogo. Agora é torcer para o projeto alcançar as expectativas quando sair em 10 de setembro para PC, PS4 e Xbox One.
Indies sem estresse
Para quem está em busca de novos jogos indies para colocar em sua lista de desejos, a dica é ficar de olho no trabalho da Modern Wolf, uma publisher que ganhou vida na Gamescom com um motivo bem nobre: lançar projetos independentes feitos sem tirar o couro dos desenvolvedores. Em uma indústria onde práticas como trabalhar mais do que o saudável para alcançar resultados se tornou comum, a firma chega com o objetivo de manter os seus empregados mentalmente saudáveis e, ainda assim, entregando jogos. O anúncio da criação da empresa veio com um trailer mostrando alguns dos projetos que estão em andamento dentro da publisher. Vale a pena ficar de olho!
Brilha, Kakaroto
A Bandai Namco deu um show na Gamescom e revelou um monte de novidades (e você pode ver tudo no YouTube deles), mas a que ganhou o nosso coração foi o trailer de Dragon Ball Z: Kararot. O vídeo mostra um pouco mais do combate e mecânicas de gameplay do RPG do famoso anime, que deixará você andar de carro, nuvem voadora e até comer como um sayajin.
O melhor de tudo, porém, fica por conta da sequência de história escolhida para ilustrar o trailer: a relação de Gohan e Goku até a batalha de Cell. Quem joga/assite tudo o que sai da franquia já sabe em detalhes a narrativa de Dragon Ball, mas é sempre bom relembrar como o protagonista é um fracasso quando o assunto é paternidade. Afinal, não é todo mundo que faz o filho enfrentar o vilão mais poderoso de todos para salvar o planeta e ter o direito de seguir seu sonho, que é estudar e virar acadêmico. DBZ: Kakarot só chega em 2020 e a vontade de jogar é grande, mas enquanto o projeto não chega, vamos aproveitar o espaço para desejar um feliz dia dos pais para quem não apenas pressionou, mas deu suporte e fez o Gohan evoluir e se tornar o cara maneiro que é hoje: meus parabéns, senhor Piccolo.
Realismo puro
Death Stranding também apareceu na feira de games e, para a infelicidade da galera Master Race, o jogo voltou a ser mostrado com o selo de exclusivo do PS4. Ainda assim, Kojima postou todas as novidades no canal de seu estúdio ao invés do YouTube do PlayStation, o que é meio estranho.
Falando em estranho, o conteúdo revelado é uma bela viagem: as novidades apresentadas incluem um bebê invisível sendo amamentado, o cara do Game Awards fazendo uma pontinha no game, Guillermo Del Toro tentando dar sentido às coisas e a curiosa mecânica de fazer xixi. Todas essas paradas que não entendemos chegam em 8 de novembro, somente no PS4 (pelo menos é o que dizem).
Haja nuvem pra tanto jogo
A Google não para de anunciar novidades para o Stadia e aproveitou a Gamescom para revelar que muitos títulos de peso estarão disponíveis em seu catálogo de jogos que rodam na nuvem. Os destaques incluem Watch Dogs Legion, algo que já era esperado, Mortal Kombat 11 e também o aguardado Cyberpunk 2077.
Teve Cyberpunk na Gamescom?
Vale ressaltar que o jogo da CD Projekt Red movimentou multidões na feira, mas deixou a galera da internet na vontade apenas com capturas de tela e wallpapers - uma imagem, inclusive, com a moto de Akira. Um gameplay real oficial do jogo dos criadores de The Witcher 3 chega na semana que vem, mais especificamente no dia 30. Enquanto isso, o negócio é só ficar nas fotinhos…
E a Nintendo?
A Nintendo foi para a Gamescom e apresentou uma montanha de indies para o Switch, mas o que ganhou o meu coração, como não-dono de um console da empresa, foi o novo trailer de Mario & Sonic at The Olympic Games Tokyo 2020. Well, o nome já explica tudo.
O lance do trailer da vez é que a empresa apresentou fases retrô que estarão disponíveis no jogo olímpico. Isso inclui competições com personagens 8-bit e 16-bit lado a lado e a Princesa Peach realizando saltos sem mover um pixel. O game chega em 5 de novembro somente no Switch, e eu sou obrigado a dizer: devia ser crime não lançar uma obra dessas em outras plataformas.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
A Epic Games está dando o jogo de puzzles Fez até o dia 29 de agosto. Pegue a sua cópia aquie já se prepare para a semana que vem: os próximos jogos gratuitos na plataforma serão os premiados Inside e Celeste. É, agora vai ficar difícil pros fãs da Steam não darem uma chance pra loja;
A Activision liberou hoje o teste alpha gratuito do modo online 2v2 do novo Call ofDuty Modern Warfare no PS4. Para quem está de olho novo shooter da Activision, vale a pena fazer o download e testar a novidade, que estará disponível até dia 25;
Falando em PlayStation, a PS Store iniciou a promoção de agosto com alguns títulos bem interessantes com desconto, principalmente para quem está chegando agora na plataforma. Os cortes incluem 75% off em BioShock: The Collection e jogos comoInjustice 2 e Mortal Kombat X pela metade do preço, além de Deus Ex: Mankind Divided por 16 pilas;
A desenvolvedora Supergiant está realizando uma baita promoção na Steam: o bundle com os clássicos da desenvolvedora sai por apenas R$ 37,17, e inclui Bastion e o belíssimo Transistor. A generosidade serve para celebrar os 10 anos da empresa e preparar a galera para o fim da exclusividade de Hades, que já tem data para chegar na loja da Valve;
A Frontier também colocou seus jogos em promoção no PC, e o custo-benefício da compra é garantido (experiência própria). Planet Coaster sai por R$ 24,69, enquanto Jurassic World está custando R$ 23,99. O game de navinha Elite Dangerous também tá com 70% de desconto;
Para quem está de olho no Xbox Game Pass, a Gamescom também foi generosa: a Microsoft anunciou a chegada de Devil May Cry 5 no catálogo do serviço no Xbox One. Justamente depois de falarmos do game no Vale a pena ver de novo. Coincidência? Voltando assunto, a versão de PC do serviço recebeu Kingdom Come: Deliverance. Ou seja, quem ainda tem aquela promoção do Ultimate para pegar, fica aí a dica.
Sabe de mais algum desconto ou jogo grátis? Conte pra gente!
Confira os principais jogos que saíram DURANTE a feira
Erica
Quem esperava novidades da PlayStation na Gamescom já pode jogar Erica, um game de escolha cinemático que pode ser adquirido digitalmente por R$ 21. O exclusivo do PS4 traz uma história de susprende protagonizada por uma garota investigando a morte de seu pai.
O jogo pesa 40 GB e é feito em live-action, chegando com uma pegada parecida com Late Shift. Um ponto interessante é que além de jogar com o controle do PS4, você também pode utilizar um aplicativo de Android ou iOS para interagir com o mundo do game. Sou só eu que estou sentindo um cheirinho de teste para investimentos em streaming de games?
Telling Lies
Como estamos falando de jogo de filminho, a Annapurna Interactive lançou um baita título do gênero hoje, 23: Telling Lies. O jogo é considerado o sucessor do famoso Her Story e tem uma vibe parecida: você precisa investigar a história de quatro pessoas e, como o nome indica, ver quem nessa galera está dando uma de Johnny e contando mentiras.
Além da premissa bem top, o elenco da experiência interativa é famosão e inclui estrelas como Logan Marshall-Green, o cara que viveu a versão original do meme “Whatcha Say”, e a atriz Alexandra Shipp, a Tempestade da mais recente leva de X-Men. Considerando o preço de um ingresso de cinema no fim de semana, pagar R$ 37,99 para jogar na Steam ou GOG vale muito a pena.
Life is Strange 2
Já que o clima de jogos de escolha está no ar, o aguardado quarto episódio de Life is Strange 2 já está disponível para download no PC, PS4 e Xbox One. Quem acompanha o Pixel Nerd/Nacionais com frequência deve estar por dentro de tudo que aconteceu, já que o Neri Neto fez um gameplay completo da nova parte do jogo.
O último capítulo de Life is Strange 2 sai só no dia 3 de dezembro. Ou seja, ainda dá tempo de começar a jogar e se preparar para o fim da saga dos irmãos Diaz, que está cada vez mais louca.
Gears Pop
A Microsoft aproveitou a Gamescom 2019 para expandir o território da franquia Gears of War e lançou Gears Pop!, que está disponível no Android, iOS e Windows 10.
O joguinho traz os personagens do game como bonecos cabeçudos em um gameplay de batalha em arena com vários tiros e paredes, para você se proteger. Uma boa pedida para quem tem armazenamento sobrando e quer algo novo para jogar de graça no fim de semana.
Como sexta-feira é dia de #AdventureGameFriday lá no Twitter, o indie de hoje é Milkmaid of the Milky Way, um dos jogos que foi apresentado para o Nintendo Switch na Gamescom 2019 e já está disponível para o console desde ontem, 22.
O point-and-click feito por Mattis Folkestad conta a história de uma jovem que mora no interior da Noruega e acaba encontrando uma nave alienígena. Além de ter gráficos bonitinhos feitos em pixel art, o título oferece uma narrativa bem elaborada e puzzles para serem resolvidos. A versão de PC do game está disponível na Steam.
O Vale a pena ver de novo de hoje também é temático da Gamescom: a Nintendo também anunciou Superhot para o Switch. Para quem deixou esse glorioso e premiado projeto independente passar em 2016 e ainda não teve chance de jogar, bora fazer acontecer agora!
Além da versão de Switch trazer melhorias focadas para o console, como suporte para controles de movimento, a galera que joga no PC pode comprar o jogo com 60% de desconto no computador, por R$ 15,99. E por que abrir mão de um lanche e apostar no jogo? Superhot conta com uma mecânica principal divertida e desafiadora: trata-se de um game de tiro em primeira pessoa em que os inimigos (que são feitos de vidro) se movem apenas quando você se mexe. É viciante e satisfatório demais!
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)