10 jogos curtinhos no Xbox Game Pass pra zerar no fim de semana
Quer aproveitar a assinatura do Game Pass ao máximo? Confira dicas de jogos curtos e bons para conferir na assinatura
Entre jogos de mundo aberto gigantes e RPGs que sugam nossa alma, às vezes tudo o que queremos é algo rápido, direto ao ponto e que caiba naquele tempo livre do fim de semana. Afinal, depois de uma longa semana de trabalho, nada melhor que uma experiência fechada, divertida e que não precise de 100 horas para começar a engrenar.
Foi pensando nisso que eu montei uma seleção de jogos do Game Pass que você consegue terminar em poucas horas. A ideia aqui é simples e direta: uma lista com games de diferentes gêneros, mas que possuem duas coisas em comum: são curtinhos e tem ótima qualidade.
Tem aventura indie, suspense, narrativa intensa e até um blockbuster mais curto do que você imagina. A lista também inclui jogos tanto para consoles Xbox quanto PC e nuvem, garantindo bastante variedade para todos os assinantes do serviço, que recebeu Silksong em setembro.
Então fica a dica para o fim de semana: pegue o controle, prepare o café e bora zerar!
Mullet MadJack
Um roguelike brasileiro acelerado que mistura visual retrô com ação frenética, Mullet MadJack é pura adrenalina. Cada partida exige reflexos rápidos, decisões instantâneas e, claro, um pouco de sorte. Não é longo, mas garante várias horas de diversão caótica.
Onde jogar: Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Herdling
Herdling é uma experiência mais experimental, com puzzles e exploração que prendem pela simplicidade. O jogo não tenta ser gigantesco: em poucas horas você já entende sua proposta e conclui a jornada. O diferencial é a proposta contemplativa, sem pressa e sem sobrecarga de sistemas, lembrando jogos indies artísticos que prezam pela sensação mais do que pela dificuldade. Ideal para zerar em uma sentada só.
Onde jogar: Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Limbo
Um dos indies mais marcantes da história, Limbo colocou a Playdead no mapa e virou referência em narrativa ambiental. O estilo visual monocromático, a atmosfera opressiva e os enigmas simples, mas instigantes, o tornaram premiado em festivais como a Game Developers Choice Awards.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Inside
Inside foi o sucessor espiritual de Limbo e levou a qualidade a outro nível. Mais polido e enigmático, traz puzzles inteligentes e uma narrativa que fica na sua cabeça por dias. O jogo recebeu mais de 100 prêmios e indicações, incluindo “Melhor Direção de Arte” no BAFTA Games Awards. Uma verdadeira obra-prima indie.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Planet of Lana
Planet of Lana é pura poesia em forma de jogo. Uma aventura 2.5D que se destaca pela direção de arte deslumbrante, lembrando uma animação interativa. Sua trilha sonora foi composta por Takeshi Furukawa, o mesmo de The Last Guardian, e a história com elementos ecológicos o tornou um dos indies mais elogiados de 2023.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Cocoon
Criado por Jeppe Carlsen, ex-designer de gameplay da Playdead, Cocoon foi aclamado como um dos melhores jogos indie de 2023. Sua mecânica de mundos dentro de mundos é inovadora e rendeu ao game o prêmio de Melhor Estreia Independente no The Game Awards 2023. Uma experiência curta, genial e imperdível para quem gosta de puzzles inteligentes.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Jusant
Produzido pela Don’t Nod (de Life is Strange), Jusant é uma jornada de escalada meditativa. O diferencial está no sistema físico de cordas e ganchos, que trazem realismo à mecânica de subir montanhas. Um dos melhores sistemas do gênero. Sem combates, apenas você, a natureza e uma jornada relaxante que pode ser concluída em poucas horas. Uma experiência zen para limpar a mente.
Onde jogar: Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2022)
Pode parecer estranho ver um Call of Duty aqui, mas a campanha de Modern Warfare 2 é surpreendentemente curta — coisa de 5 a 7 horas. E o mesmo também vale para a sequência, MW3, também disponível no Game Pass. Além de trazer personagens icônicos de volta, os títulos ajudaram a pavimentar os rumos atuais da franquia. Intensa, cinematográfica e cheia de ação, a campanha é perfeita para quem quer um blockbuster rápido.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC via Game Pass.
Hellblade II: Senua’s Saga
Sequência direta de Hellblade: Senua’s Sacrifice, o jogo da Ninja Theory impressiona pela qualidade visual quase fotorrealista. Mais do que gráficos, porém, a experiência traz uma narrativa focada em saúde mental, com uso de áudio binaural para simular vozes internas de Senua. Uma obra curta, mas intensa.
Onde jogar: Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Little Nightmares II
Little Nightmares II continua a fórmula de terror psicológico do primeiro jogo, mas adiciona novos personagens e cenários ainda mais perturbadores. O design inspirado em pesadelos infantis foi elogiado pela crítica e o jogo ganhou prêmios de direção de arte em 2021.
Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X|S, PC e nuvem via Game Pass.
Conheça os produtos temáticos de Xbox do Jornal!
Antes de desligar o console, que tal turbinar seu setup gamer? Na nossa loja, você encontra a camiseta temática “Evolução do Xbox” e a caneca “Evolução do Xbox”, ambas celebrando os controles que marcaram a história da marca — do clássico Xbox original até o Series S e X. Confira os links e leve um pedaço da nostalgia gamer para o seu dia a dia:
E se você curte ficar por dentro de tudo o que rola no mundo dos games, não perca a newsletter semanal do Jornal dos Jogos: toda segunda-feira, às 9h, chega no seu e-mail um resumo direto e bem-humorado com as principais notícias da semana.