Boosteroid roda jogos de PS5 no Xbox Series S/X? Veja como usar a tecnologia
Confira mais detalhes sobre o Boosteroid, suas limitações, preços e um tutorial de como utilizá-lo.
Se você já sonhou em jogar os exclusivos do PlayStation no seu Xbox sem precisar comprar um console novo, um serviço chamado Boosteroid pode ser a resposta. A plataforma ganhou a atenção de muitos jogadores do Xbox One, Xbox Series S e X, mas é preciso gerenciar as expectativas, pois a solução não é tão simples quanto muita gente acaba fazendo parecer na internet.
O Boosteroid trata-se de um serviço de jogos em nuvem que permite rodar games de PC em dispositivos compatíveis, incluindo consoles Xbox, e também em computadores mais fracos. Ou seja, trata-se de uma plataforma similar ao Nvidia GeForce Now, permitindo fazer streaming de jogos de lojas como a Steam.
A Boosteroid recentemente expandiu seus servidores para o Brasil, garantindo melhor desempenho e menor latência para os jogadores brasileiros. Com suporte para resolução 4K, 120 FPS e bitrate elevado, a plataforma oferece uma experiência fluida e de alta qualidade, desde que sua conexão de internet seja rápida o suficiente para acompanhar o ritmo.
Boosteroid roda jogos do PS5? Entenda
Nas redes sociais, é possível ver diversos usuários dizendo que uma das vantagens do uso do Boosteroid no Xbox Series S e X é a possibilidade de rodar jogos do PS5 nos consoles da Microsoft. Enquanto isso é tecnicamente possível graças às estratégias atuais de mercado da Sony, é válido ressaltar que existem limitações.
O Boosteroid não possui conexão com a PSN ou com jogos da PS Store. Ou seja, o jogador pode fazer o streaming para o Xbox de jogos da PlayStation disponíveis no computador via Steam, como é o caso de God of War Ragnarok e The Last of Us 1, por exemplo.
Com isso em mente, rodar títulos como Astro Bot, que ganhou o The Game Awards 2025, não é possível com a tecnologia. Por outro lado, caso o jogo seja lançado no computador futuramente, será possível jogá-lo também no Xbox com a tecnologia — isso se ela não for bloqueada antes disso.
Como usar o Boosteroid para jogar jogos de PS5 no Xbox?
Agora que você entendeu o conceito do Boosteroid e suas limitações, vamos ao que interessa: como usar o Boosteroid no Xbox para rodar jogos do PlayStation 5? Aqui estão os passos essenciais em fevereiro de 2025:
Adquira o jogo na Steam: Antes de mais nada, você precisa comprar a versão para PC do jogo desejado. Muitos exclusivos do PlayStation, como God of War e Days Gone, já estão disponíveis na Steam.
Assine o Boosteroid: O serviço é pago, e a assinatura pode ser feita diretamente pelo site oficial. Atualmente, ele custa €7,49 por mês, sem uma opção de valor localizado para o Brasil.
Acesse o Boosteroid pelo Microsoft Edge no Xbox: Basta abrir o navegador Edge no seu console e fazer login na plataforma Boosteroid.
Escolha o jogo e comece a jogar: Com tudo configurado, selecione o game na interface do Boosteroid e aproveite a jogatina usando seu controle do Xbox.
Qualidade gráfica e desempenho no Boosteroid
Você pode estar se perguntando: "Mas jogar via nuvem é realmente bom?" A resposta depende da sua conexão com a internet. O Boosteroid promete transmissão em até 4K e 120 FPS, o que significa uma experiência visual comparável à de um console de nova geração.
A taxa de bitrate também é alta, garantindo menos compressão de imagem e uma melhor qualidade geral. No entanto, para tirar o máximo proveito disso, é recomendável ter uma conexão de pelo menos 50 Mbps, preferencialmente via cabo, para evitar lags e instabilidades.
Outro ponto positivo é que o Boosteroid suporta plenamente o controle do Xbox, então você não precisará se preocupar com compatibilidade de comandos.
Limitações e questões legais
Apesar de parecer um sonho para quem deseja jogar exclusivos do PlayStation sem ter um PS5, a situação pode gerar certas dúvidas legais. A Sony já tomou medidas contra serviços como o GeForce Now, impedindo que jogos do PlayStation fossem disponibilizados por meio de streaming. Até o momento, a Boosteroid continua oferecendo suporte a esses títulos na Steam, mas não há garantias de que isso continuará indefinidamente.
Ou seja, enquanto a tecnologia funciona com tranquilidade hoje, a Sony pode bloquear os seus jogos no serviço de streaming a qualquer momento. Com isso, jogadores que assinarem o Boosteroid especificamente para rodar games de PlayStation no Xbox podem ter prejuízo.
Outro ponto a se considerar é que o Boosteroid não possui preços localizados no Brasil, o que pode tornar a assinatura mais cara devido à conversão de moeda e possíveis taxas adicionais. Assim, a dica é seguir com o uso da plataforma por sua conta e risco.
Conclusão: vale a pena testar?
Se você tem um Xbox e sempre quis jogar alguns dos melhores exclusivos do PlayStation 5 sem gastar uma fortuna em um novo console, o Boosteroid pode ser uma alternativa interessante, mas também “perigosa”. Com suporte a jogos da Steam e bom desempenho, o serviço traz uma experiência bem completa de games via nuvem.
No entanto, como você precisa comprar os jogos na Steam e também assinar o serviço em uma moeda estrangeira, é bom ficar alerta. Afinal, a Sony pode bloquear a compatibilidade de seus jogos com a plataforma a qualquer momento, o que pode garantir prejuízo para quem usa a tecnologia somente para este fim.
É importante considerar, também, todos os desafios técnicos relacionados ao serviço, como a necessidade de uma boa conexão com a internet. Assim, para quem não pode gastar dinheiro atualmente, a dica é aguardar para ver se o serviço realmente se consolida antes de investir dinheiro em uma assinatura.
E aí, você pretende testar o Boosteroid no Xbox?
Mande um Pix pro Jornal!
Gostou do conteúdo? Faça como os nossos leitores Welber Batista, Edu Fonseca e outros apoiadores: mande um Pix para o Jornal e ajude nosso projeto a continuar existindo! Qualquer valor já é útil, basta usar o nosso e-mail como chave: pix@jornaldosjogos.com.br! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer aqui na newsletter 💌