Clair Obscur: Expedition 33 é uma das melhores experiências do ano - Review
Divino, o jogo da Sandfall Interactive esbanja originalidade com belo visual, história cinematográfica e gameplay em turnos
Em um ano que deve ter GTA 6 como um de seus grandes lançamentos, já estamos quase na metade de 2025 com um jogo de turnos de médio orçamento sendo o melhor avaliado do Metacritic. Em uma indústria como jogos cada vez mais caros e grandiosos, Clair Obscur, um projeto de médio orçamento, está mostrando o que realmente é videogame.
O sucesso de Clair Obscur Expedition 33 é uma surpresa? Olha, eu já tinha expectativas para este jogo desde o primeiro trailer exibido. O elenco era fantástico e o visual maravilhoso. Mas eu não esperava tanto. Honestamente, acho que ninguém esperava TANTO.
Principalmente por parte da gameplay em turnos, que geralmente afasta as pessoas mais casuais, e comigo não é diferente. Não sou o fã mais ávido desse estilo de combate, e meu preconceito aqui só me faria perder o que hoje, na minha opinião, é o forte candidato ao jogo do ano e uma das melhores experiências da década.
Ficha Técnica
Jogo: Clair Obscur Expedition 33
Lançamento: 24/04/2025
Onde jogar: PC, Xbox Series S/X e PS5
Plataforma de teste: Xbox Series S
Preço: R$ 199,00 (também disponÃvel no Xbox Game Pass)
Preparado para entrar no mundo de Clair Obscur? Então confira a seguir a review do Jornal com o game, feita com uma cópia cedida para Xbox pela Kepler Interactive.
Como chegamos aqui?
Há 67 anos, as pessoas do mundo são assoladas pelo mau da ArtÃfice. Uma vez por ano, a mÃstica criatura aparece e pinta um número em um monólito que decresce ano a ano. Todas as pessoas que têm a idade correspondente ao número pintado, desaparecem e deixam um mundo em luto para trás.
Então, para descobrir o que está acontecendo e tentar parar esse ciclo de matança, Expedições são enviadas em busca de resposta. Enquanto nenhuma teve sucesso no passado, o jogador assume o controle com a Expedição 33. Depois de tanto sofrimento, será que dessa vez vai ser diferente?
O número 33 não é por acaso. Para diversas culturas e religiões, há um simbolismo por trás, como Jesus Cristo ter morrido aos 33 anos, ou ser considerado número mestre na numerologia. Faz sentido usar a expedição 33 como último esforço da humanidade. Algo que o jogo brevemente retrata em alguns diálogos.
Diálogos, inclusive, são elementos importantÃssimos neste game. Repleto de belas cutscenes, o jogo entrega uma experiência cinematográfica impecável e encantadora, capaz de abraçar jogadores desconfiados logo em seus primeiros minutos.
Ao mesmo que ele tem uma trilha maravilhosa, gráficos deslumbrantes e uma gameplay muito divertida, o jogo trabalha MUITO bem a história deste mundo e dos seus personagens. A narrativa dá profundidade e motivações a eles.
Assim, vamos entendendo que não temos personagens aleatórios em mãos, mas o porquê eles estão ali, o motivo para continuar a qualquer custo, como eles superam adversidades juntos. A história é tão fundamental quanto os outros elementos técnicos de Clair Obscur, tornando o tÃtulo uma pedida certa para os fãs de jogos single-player narrativos.
Gameplay muito satisfatória
A gameplay de Clair Obscur parte do básico do combate por turnos com elementos de combate em tempo real para deixar tudo dinâmico e divertido. Não é simplesmente atacar e esperar acontecer a animação: temos diferenciais para fazer a experiência agradar até quem critica esse tipo de jogabilidade.
No ataque, por exemplo, podemos apertar um determinado botão no tempo certo para aumentar nosso dano e melhorar a eficácia da nossa habilidade. Enquanto na defesa, temos um leque de opções ainda maior, que não restringe a sorte ou postura do personagem. Podemos tanto esquivar, quanto aparar e contra-atacar.
No ataque, ainda, também temos opções a mais do que apertar um botão. Já que podemos atacar de três maneiras diferentes: tiro, ataque comum e habilidades. Todas elas dependem do tipo de adversário que estamos enfrentando e qual a nossa situação na batalha no momento.
No geral, é um sistema que recompensa a atenção timing perfeito. Já vimos esse tipo de coisa em outros jogos de turnos recentes, como na franquia Like a Dragon. No entanto, a aplicação em Clair Obscur é bastante satisfatória, garantindo bastante dinamismo.
Mesmo em turnos, o combate é envolvente e recompensa atenção e timing perfeito.
Todo esse sistema de ataque e defesa é fortemente baseado no background de evolução de habilidades, armas, passivas e pontos de evolução. Essa parte mais comum de outros RPGS, mas que tem que ser valorizada aqui, porque importa muito durante as batalhas. Além de ser importante, é muito variado. Não há como enjoar dos combates do game, com a variedade de opções disponÃveis que temos em mãos.
Durante os duelos, vamos entendendo melhor as habilidades de todos os nossos personagens em mãos, podendo fazer combinações dos golpes entre eles. Como utilizar uma habilidade que enfraquece o monstro que estamos enfrentando, de uma forma que a habilidade do personagem tal faça mais efeito, causando mais dano.
Isso acontece direto! Você sempre vai estar utilizando habilidades que potencializam um parceiro de luta. São muitas habilidades e muitos adversários diferentes, permitindo que tenhamos uma variedade deliciosa de gameplay.
Chiaroscuro
Visualmente falando, Clair Obscur é fascinante no quesito artÃstico e bebe diretamente do movimento artÃstico de mesmo nome que aconteceu durante o século XVII e XVIII. Esta é uma técnica muito utilizada no perÃodo do barroco e que deu origem a obras fascinantes: ela abusa do contraste entre luz e sombra para criar profundidade e deixar tudo mais dramático.
Ora, ora. É tudo que temos neste jogo. Desde os figurinos dos nossos personagens ao mundo inspirado na arquitetura barroca, o visual se aproveita desse recorte cultural para entregar algo lindo e interativo.
Gosto também como o game abusa de elementos mal utilizados em outros jogos. Bloom, godrays e aberrações cromáticas aparecem para criar uma atmosfera de sonho, algo surreal.
Essas imperfeições se unem a um mundo que encontra beleza até no caos — refletida no design dos monstros, que vão de forças da natureza a aberrações, nos cenários de tirar o fôlego e na trilha sonora que evoca sentimentos que nem querÃamos enfrentar. O resultado é o jogo mais lindo do ano — não importa o que ainda esteja por vir.
Apoteótica trilha sonora!
Mais do que os olhos, o game também agrada aos ouvidos. Além da dublagem brilhante, e u não lembro de ter jogado um game com uma trilha sonora tão impactante como a de Clair Obscur.
Eu fiz um pequeno exercÃcio de memória para resgatar algum game e não consegui lembrar de nenhum. Desde o primeiro contato com o game, ainda no menu, já tomamos um vocal belÃssimo na cara. A Sandfall quis dar um recado: a barra é alta aqui. Realmente era.
Desde os vocais embalados por composições no piano a elementos de rock e outros gêneros, o jogo nunca deixa cair a peteca. Em cutscenes mais dramáticas e durante combates contra bosses, a trilha brilha ainda mais!
Não é só uma trilha porque precisa ter algo ali de fundo, ela conduz nossas emoções e dita o clima sabendo acelerar e desacelerar quando necessário. Créditos ao Lorien Testard, compositor das trilhas do jogo e que atuou juntamente com a equipe de desenvolvimento para tornar a música um órgão vital da experiência. Destaque também para Alice Duport-Percier, que nos presenteou com sua bela voz nos mais lindos vocais do jogo.
Toda a trilha do jogo está disponÃvel gratuitamente no YouTube da Sandfall Interactive, então mesmo que você não vá jogar o game agora, vale escutar de imediato o que essa equipe produziu.
Clair Obscur: Expedition 33 vale a pena?
Se você não se convenceu com tudo que falei até agora, não sei mais o que te convencerá. Clair Obscur: Expedition 33 junta elementos técnicos com narrativa e um combate muito gostoso para nos dar uma das melhores experiências do ano.
Clair Obscur é uma das melhores experiências do ano.
O jogo está disponÃvel no Game Pass Ultimate, então mesmo que você não queira pagar os R$ 199 que o jogo está sendo comercializado na Steam (que valem cada centavo), você pode assinar o serviço de assinatura da Microsoft por apenas um mêszinho e desfrutar deste jogo maravilhoso.
Sério, você não vai se arrepender. Em um mercado repleto de demissões, preços altos e jogos que decepcionam, Clair Obscur entrega uma experiência divina e que é um farol de qualidade para toda a indústria. Vale a pena embarcar nessa perigosa, e belÃssima, expedição.
Inscreva-se no Jornal dos Jogos
Gostou do conteúdo? Então inscreva-se no Jornal dos Jogos para receber nossos resumos de notÃcias, reviews, artigos e entrevistas direto no seu e-mail. E o melhor: tudo sem anúncios.