Dead Island 2 está vivo e a THQ Nordic tá com tudo
16 de agosto de 2019. Palavra do dia: amadurecer. Termo que representa o estado em que os frutos já estão no ponto, mas, no caso das pessoas, é a ação que mostra crescimento, desenvolvimento. A edição de hoje do Jornal dos Jogos tem bastante disso: de uma forma direta, com games e produções audiovisuais que representam a doce fase do crescimento; e também metafórica, com empresas que estão subindo de nível e evoluindo, ou pelo menos tentando.
As novidades da semana incluem mudanças na Quantic Dream, bastante atitude na THQ Nordic, promessas empolgantes de Man of Medan AND bastante jogo gratuito e em promoção. Boa leitura!
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e cara que faz escolhas duvidosas em Life is Strange
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Renascer nórdico
A THQ Nordic trocou uma ideia com seus investidores recentemente e, gente do céu, a publisher está animadíssima. Além de ter adquirido novos estúdios e estar bem feliz com a estratégia de reviver clássicos como Destroy All Humans, a firma revelou que o pessoal da Volition está trabalhando em um novo jogo da franquia Saints Row e mais um título da série Metro está sendo feito pela 4A Games. A vibe por lá tá tão animadora que o pessoal prometeu que vai lançar até Dead Island 2, que já virou quase uma lenda desde sua apresentação na E3 2014.
O jogo de zumbis já passou pela mão de vários estúdios e, desta vez, a bomba ficou com a equipe da Dambuster Studios, que lançou Homefront: The Revolution. Se vai dar certo ou não, só o futuro poderá nos dizer, mas é interessante assistir a ambição da THQ Nordic com todo o arsenal da Deep Silver e outras propriedades que a empresa já adquiriu. Nesta semana a publisher também anunciou um jogo da animação do Rei Macaco (que pode ser assistida na Netflix). Se toda essa vontade se converter em vendas, os investidores vão ficar tão animados quanto os games com essa chuva de lançamentos.
Need for Speed: (Re)Heat
Depois de muita espera, a EA Games finalmente apresentou o novo Need For Speed. O jogo chega com o sobrenome Heat e promete aquecer o coração de quem é fã das antigas da franquia. O trailer de apresentação, porém, mostra que a nova entrada pode ser só mais uma requentada do que já tivemos em Payback e no reboot de 2015. Pelo menos a promessa da vez é que não teremos loot boxes e microtransações apelonas. Como é feio julgar as coisas sem tanta informação, o negócio é esperar pra ver se a Eletronic Arts surpreende. O Need For Speed Quente tem lançamento marcado para 8 de novembro no PC, PS4 e Xbox One. Curiosamente, a data é bem próxima da chegada de um grande competidor, Garfield Kart, e no mesmo dia de Death Stranding. Agora fica a dúvida: um bebê em conversa e um carro tunadão, os dois a 80 km/h, quem vence?
Escolhas
Por mais de uma década, a Quantic Dream sempre escolheu lançar seus jogos primeiro nos consoles da PlayStation e, depois, trazê-los para plataformas como o PC. Isso, porém, vai ficar no passado. O chefão da companhia francesa, David Cage, disse que todos os projetos futuros da empresa serão multiplataforma. Boa notícia pra quem curte jogos de historinha.
O objetivo do estúdio é alcançar mais jogadores, mas o cara também diz que acordos de exclusividade temporária podem acontecer. Ou seja, caso a Epic Games queira repetir os contratos que fez com o time no lançamento de Beyond: Two Souls, Heavy Rain e Detroit, possivelmente eles vão dizer “oui”. No final das contas, a notícia é melhor ainda para o Switch e o Xbox, que também devem receber as historinhas feitas pela galera do estúdio francês.
Exclusividade perdida
Enquanto muita gente briga por causa de produções lançadas somente em um console, alguns acabam esquecendo que o computador é o país que mais recebe lançamentos que não chegam em outras plataformas. Nesta semana, no entanto, a galera Master Race perdeu um de seus mais icônicos exclusivos: PC Building Simulator, o jogo de fazer PCs foi lançado para PS4, Nintendo Switch e Xbox One (neste com desconto). A melhor parte da história é que a galera da Sony até fez um post para exaltar o lançamento em seu blog. É difícil dizer o porquê disso acontecer, mas agora vivemos em um mundo onde você pode usar o seu videogame para criar uma loja virtual de consertar computadores. De qualquer forma, a pergunta que fica é: será que os consoles vão rodar o título em 4K60FPS?
Noite de filme
O pessoal da Supermassive Games surpreendeu esse que vos escreve com Until Dawn em 2015, e tudo indica que isso deve acontecer novamente em 2019. O estúdio lançará em 30 de agosto, nos consoles e PC, o jogo de terror narrativo Man of Medan, parte da antologia The Dark Pictures, e tem dado pistas de que evoluiu em seu jeito de fazer experiências interativas. Além de apostar numa história cheia de escolhas, a equipe também trará no game um modo para múltiplos jogadores. Sim, um jogo narrativo com multiplayer. O Neri Neto explica melhor esse rolê no vídeo abaixo:
Chamado de “Movie Night”, a novidade permite que você rúna a galera em casa e cada um assuma o papel de um dos personagens. Assim, você não é o único responsável pelas desgraças que podem acontecer. And, com o fato de que os protagonistas podem morrer e cada decisão muda a história, com certeza o modo multijogador vai gerar dinâmicas em grupo bem interessantes. É como assistir um filme de terror em grupo, mas agora cada um, finalmente, poderá fazer as escolhas no lugar das “pessoas burras” que sempre morrem de jeitos estúpidos.
Que feio
A Microsoft cancelou o desenvolvimento de uma atualização para Minecraft chamada Super Duper Graphics Pack. A novidade foi apresentada na E3 2017 e tinha como objetivo principal melhorar os gráficos do jogo de blocos. O problema, porém, é que os desenvolvedores não conseguiram otimizar o conteúdo e acabaram explodindo tudo. Uma pena, afinal, o que não falta é modder talentoso fazendo pacote de atualização de gráfico pra Minecraft. E até ganhando grana com isso.
Que bonito
Um dos principais títulos do Xbox One, Gears 5 alcançou a fase de desenvolvimento Gold e agora já está preparado para ser lançado no mês que vem, mais especificamente no dia 10 de setembro. Até lá, porém, ainda teremos novidades chegando. Opessoal da Microsoft prometeu que vai liberar mais trailers e gameplays do jogo de tiro durante a Gamescom 2019, que vai rolar a partir do dia 19 de agosto, incluindo informações sobre a história da nova produção. A nova entrada da franquia dos soldadões será protagonizada por Kait e, pelo que vimos durante a E3 2019, a parada deve ter um clima bem maneiro.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
A Epic Games voltou a dar dois títulos de presente para conquistar o coração dos jogadore do PC: a seleção da vez conta com os indies Hyper Light Drifter, de 2016, e também o jogo de estratégia Mutant Year Zero: Road to Eden, lançado no finzinho do ano passado. Resgate os games aqui;
Na terra do PC, outo destaque é o aniversário da Nuuvem. A loja brasileira está oferecendo combos de até três games com preços a partir de 29,99, que também dão a chance de ganhar um jogo de brinde. Mas a “festa” dura pouco tempo, então corre para aproveitar;
A GOG também está caprichando nos descontos e está realizando uma promoção durante o fim de semana com cortes de até 90%. Os highlights incluem Thronebreaker: The Witcher Tales com 50% de desconto eReigns por menos de R$ 4,00;
Pra quem joga no PC e não quer gastar nada, Civilization III pode ser baixado de graça na Steam até dia 19 de agosto. É apenas um free weekend, mas já é alguma coisa. Já Minion Masters - Might of the Slither Lords, DLC de um jogo free to play, está com 100% de desconto na Steam. Ou seja, pode pegar de graça até dia 19 e ficar com ele para sempre;
Quer um jogo cyberpunk e com vibe investigativa? O aclamado Observer está com 70% de desconto por tempo limitado na Steam. O jogo tá custando menos que um X-Bacon no Salt Dog Lanches, vale muito a pena;
A Microsoft iniciu uma bela Sale no Xbox One trazendo promoções em diversos títulos por tempo militado. Os destaques incluem cortes no preço de jogos da franquia Lego, Call of Duty Black Ops 3 com 35% de desconto e No Man’s Sky por menos de R$ 70, graças a chegada de sua nova expansão. Confira mais informações aqui;
Os assinantes da Live Gold desse mês também recebem Gears of War 4 e Forza Motorsport 6 sem custos adicionais. O jogo de corrida será retirado das lojas em 15 de setembro e seus DLCs estão com 95% de desconto. Ou seja, agora pode ser a melhor hora para garantir o título e seus complementos.
A Tencent quer fazer todo mundo jogar PUBG Mobile e lançou recentemente uma versão Lite do game para Android. A novidade faz o battle royale rodar liso em aparelhos com 491 MB de armazenamento livre e 2 GB de memória RAM. Você pode baixar de graça aqui. Lembrando que o jogo também tem uma versão leve para PC, também gratuita;
Falando em battle royale, o jogo Apex Legends ganhou um modo solo durante sua segunda temporada de conteúdos. A novidade é ótima para quem não tem um grupo de amigos disponível toda hora para montar um esquadrão matador. Para quem quiser testar esse novo jeito de jogar, o título pode ser jogado de graça no PC, PS4 e Xbox One;
A Promoção Metade do Anocontinua de pé no PS4 vai até dia 20. Pra quem tem o console, essa é uma das melhores oportunidades para comprar jogos com um belo desconto. Além de The Witcher 3: Wild HunteSpider-Man, que já apareceram na newsletter semana passada, aqui vão outras dicas: coleção da Quantic Dream com 70% off, o gigante Red Dead Redemption 2 com 25% de desconto e pacote com os dois Far Crys mais recentes pela metade do preço.
Sabe de mais algum desconto ou jogo grátis? Conte pra gente!
Em uma semana onde o cenário brasileiro de games virou pauta por causa da redução nos impostos, um fruto digital da nossa terra acabou passando despercebido pelos olhos de muitos. A Aoca Game Lab lançou Arida: Backland's Awakening na Steam.
Protagonizado por uma menina chamada Cícera, o jogo é ambientado no sertão nordestino do século XIX e traz um gameplay que mistura sobrevivência e aventura. Não é preciso assistir muito tempo do trailer para ver as referências à cultura da região representada. O jogo traz limitações que são esperadas de um projeto independente, mas Arida também conta com bastante foco na história para embalar a jogabilidade.
Enquanto a sobrevivência em zonas de seca é uma experiência de cortar o coração, apoiar o estúdio brasileiro por trás do projeto não é nada complicado. A versão do jogo presente na Steam sai por apenas R$ 9,99, e está com desconto de 15% até o dia 22 de agosto. Os desenvolvedores da Aoca ainda prometem trazer uma demonstração gratuita para o título em breve, que será lançada neste site.
Como você já deve saber, eu tenho um fraco por igrejas, e por causa disso a dica de jogo independente de hoje é The Church in the Darkness. Neste indie, você precisa se infiltrar em um culto religioso no meio da selva para salvar seu sobrinho. Ou não. A escolha é sua.
Com um uso de câmera diferenciado, o jogo tem um visual maneiro e traz um gameplay de stealth que vai agradar alguns jogadores (mas possivelmente não todos, como mostram as reviews da Steam). O jogo da Paranoid Productions está disponível para todos os consoles atuais e PC.
Assim como na semana passada, o Vale a pena ver de novo de hoje não é tão velho assim. Lançado em fevereiro, Wargroove é um RPG de turnos com a essência de jogos clássicos do gênero, mas com uma roupagem bonita e atualizada. A abertura da produção, por si só, já é um show.
O projeto da Chucklefish, que também assina Stardew Valley, impressiona não apenas pelo visual, mas também na jogabilidade. O título permite realizar batalhas multiplayer com até quatro comandantes e possui um modo solo com uma história bem bonitinha, protagonizada por uma princesa jovem e sedenta por batalhas. A melhor parte: você pode sair no meio da partida single-player, fechar o jogo, seguir a vida. E quando você voltar, poderá continuar EXATAMENTE de onde parou. Obrigado devs, vocês são demais.
Se você quer experimentar Wargroove, o jogo está disponível no Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC. Vale destacar que as versões físicas do game começaram a chegar às lojas no exterior essa semana, mas a cópia digital é mais barata. Inclusive, o jogo está com 40% de desconto na Steam.
Extra, extra!
Afinal, é sempre bom variar um pouco, né?
Retorno triunfal - A Netflix lançou recentemente Invasor Zim e o Florpus, filme que é a continuação da animação da Nickelodeon que deu pesadelos para muitas crianças. A produção tem pouco mais de uma hora e conta com visual bem fiel ao trabalho original, mas com uns retoques para deixar tudo mais bonito e adaptado às resoluções de hoje em dia. Para quem tava com saudade dessa galerinha, o conteúdo pode ser assistido aqui, com dublagem em português :).
Os garotos estão de volta - A Amazon renovou The Boys, aka uma das melhores séries do serviço neste ano, para uma segunda temporada. A continuação da obra televisiva que traz um mundo repleto de heróis bem humanos já está em produção e até uma foto dos bastidores foi compartilhada por Eric Kripke, o cara que fez Supernatural and produz o show. Ansioso para assistir o que vem por aí?
Na quebrada - No finzinho da semana passada, a Netflix também recebeu uma nova série brasileira que merece destaque: Sintonia. Produzida por Kondzilla, o cara por trás de boa parte dos funks famosões do país, a produção mostra a periferia BR de uma forma bem realista. Os personagens novinhos e suas motivações também devem agradar a galera que costuma acompanhar os Originals do streaming, que costumam focar em amadurecimento. Como o Neri Neto definiu aqui em casa: “É a Malhação da periferia”. Com seis episódios bem curtinhos, é uma parada que merece uma chance.
Tweet da semana
Mandem sugestões!
Walmart segue firme na luta contra a violência armada nos Estados Unidos, que é culpa deles, os malditos games. Dica do glorioso Tadeu Mattos, que atirou esse tweet pra gente logo após a publicação da nossa primeira edição.
Screenshot da galera
Uma vitrine para obras de arte (ou não) do mundo dos games
Assim como seu pai, Jessie em Soph Blazkowicz são ótimas em fazer os nazistas perderem a cabeça. Wolfenstein Youngblood está disponível para PC, PS4 e Xbox One. Aproveitamos o momento para mandar um grande salve para a Bethesda, que nos enviou o jogo para testes. Em breve tem mais conteúdo sobre o primeiro simulador de assassinar nazistas com multiplayer! :)
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)