The Last of Us 2 Remastered de PC fecha ciclo histórico da Naughty Dog - Review
The Last of Us já confirmou terceira temporada de sua série de TV, mas o futuro da Naughty Dog nos games pode não contar com novo game
Antes de eu jogar The Last of Us pela primeira vez, lá na metade da década de 2010, pelo menos cinco pessoas diferentes me descreveram o título como uma obra-prima. No entanto, acessar o game não era fácil, já que você precisava ter um PS3 para conhecer a história de Joel e Ellie no lançamento.
Corta para a metade da década de 2020, onde a história é bem diferente. The Last of Us deixou de ser apenas uma obra-prima para meus amigos próximos, tornando-se um fenômeno cultural gigantesco, com múltiplos relançamentos, remasterizações e uma série de TV premiada.
Além disso, acabaram-se as amarras: a franquia se tornou tão grande que arrebentou as correntes da exclusividade. Agora, os dois títulos da série estão disponíveis não somente no PlayStation, mas também no computador.
Após The Last of Us 1 estrear na plataforma em 2023, chegou a vez da sequência dar trabalho para as placas de vídeo. The Last of Us Parte 2 Remastered deu o ar da graça no PC em 3 de abril de 2025, trazendo o desfecho da trágica história de Joel e Ellie para os computadores e, também, ao Steam Deck.
Diferente do port do primeiro game, que sofreu com muitos problemas em sua estreia, The Last of Us 2 estreou no PC em um estado consideravelmente melhor, o que permitiu focar no que realmente importa na nossa review: o fim de um grande ciclo da Naughty Dog.
Afinal, em pouco mais de uma década, a empresa conseguiu criar uma propriedade intelectual do zero e torná-la um marco do entretenimento. E esse grande sucesso, curiosamente, pode também marcar o fim da franquia como a conhecemos nos games.
Ficha Técnica
Jogo: The Last of Us Parte 2 Remastered
Lançamento: 03/04/2025
Onde jogar? PC (também disponível no PS4 e PS5)
Plataforma de teste: PC
Preço: R$ 199,90 — ou R$ 167,91 na Nuuvem com 16% de desconto.
Como está o jogo no PC?
Antes de falarmos do conteúdo de The Last of Us 2 e tudo que o cerca, bora conversar sobre o port do game para computador — cortesia de uma key enviada pela PlayStation para review. Afinal, o histórico da Sony nos computadores anda meio abalado: enquanto o primeiro game da franquia deu as caras com problemas no PC, Spider-Man 2 vem recebendo patches até hoje com correções para bugs.
Felizmente, a jornada em The Last of Us 2 que tivemos no PC não foi dominada por problemas. Apesar de enfrentarmos eventuais bugs, o game rodou lindamente no nosso computador com uma RTX 4070 da Nvidia — com e sem o DLSS e o gerador de frames em ação.
O jogo chegou ao PC com framerate ilimitado, mais opções gráficas e também suporte para ultrawide, que dá um tom ainda mais cinematográfico para a narrativa. Com o hardware que temos por aqui, os 4K e 60 quadros por segundo foram tranquilos de alcançar, mas o que mais me impressionou foi o outro lado da balança.
Recursos da versão de PC:
Suporte a Nvidia DLSS 3 Super Resolution e Geração de Quadros
Suporte a AMD FSR 3.1 e AMD FSR 4 com upscaling e geração de quadros
Opções de VSync e limite de taxa de quadros, incluindo uma opção de taxa de quadros ilimitada
Suporte a DirectStorage
Qualidade de Textura Ajustável
Faixa de Distância LOD
Qualidade Volumétrica
Qualidade de Sombra
Oclusão de Ambiente
Qualidade de Reflex
Novos jogos grátis da PS Plus em abril de 2025: Veja lista completa de games
Assinatura da PlayStation fica mais cara e recebe novos jogos de peso em abril. Confira as novidades do mês.
The Last of Us 2 roda no Steam Deck
Além de estar mais parrudo para PCs de ponta, a Naughty Dog otimizou The Last of Us 2 Remastered para o Steam Deck. É possível rodar o jogo no portátil com um preset gráfico próprio para o console da Valve, com framerate na casa dos 30 quadros por segundo e gráficos no baixo.
No entanto, é importante destacar: o resultado no Steam Deck é impressionante para o porte do dispositivo. Mesmo tendo um hardware modesto, o portátil consegue entregar uma experiência jogável e bonita com The Last of Us Parte 2 Remastered.
Enquanto ainda é muito melhor rodar o jogo no PC com todo o seu esplendor, a opção de rodá-lo no Steam Deck é extremamente bem-vinda. Afinal, você não precisa estar com uma máquina potente e conectada na internet de prontidão para seguir sua jornada no game.
O fim de um ciclo de lançamentos e relançamentos
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Jornal dos Jogos para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.