Mortal Kombat 11 e Denuvo deram Fatality na pirataria
20 de setembro de 2019. Dia do Gaúcho e feriado aqui no Rio Grande do Sul, porém, como a gente trabalha até quando o chimarrão esfria, vamos aproveitar a situação para relembrar um momento icônico do mundo dos games: Kung Lao tem uma skin de gaudério em Mortal Kombat X.
O resgate histórico não está ligado apenas ao feriado: a principal notícia do dia é sobre Mortal Kombat 11, que milagrosamente ainda está longe da pirataria. Nesta edição, você também confere a chegada de um DLC cheio de coisas estranhas para Dead by Daylight, o sucesso de Gears 5, que é um baita jogo, e uma bela treta envolvendo um estúdio do Rio Grande do Sul.
Prepare sua bebida típica e aproveite a newsletter da semana!
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e morador de Lagoa Vermelha, local que, reza a lenda, já teve uma lagoa que era vermelha
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Fatality na ilegalidade
Mortal Kombat 11 chegou em abril com uma história envolvendo viagem no tempo, novas mecâncias de combate e gráficos bem bonitos. Uma característica secundária, porém, também merece atenção: o jogo adotou a tecnologia antipirataria Denuvo no computador e está longe do The Pirate Bay há mais de 150 dias, segundo o site CrackWatch. O feito é impressionante, visto que o game anterior teve cópias ilegais já no lançamento, e mostra que a pirataria no computador já não é a mesma de que antigamente.
Fim da pirataria? Nem tanto
O ano era 2016 e o famoso grupo de programadores 3DM, especialista em quebrar a segurança de jogos no PC, disse que seu negócio estava em risco e a pirataria de games na plataforma poderia acabar dentro de dois anos. O motivo? A tecnologia Denuvo Anti-Tamper, que deixou impossível lançar uma versão irregular de Just Cause 3 na época.
Corta para 2019: a pirataria ainda existe no PC e, para a alegria de quem não curte pagar por jogos, o pessoal da 3DM estava errado. Em partes, pelo menos. Atualmente, ainda é possível encontrar games piratas no computador, mas já virou rotina ver grandes lançamentos ficarem um bom tempo longe do mercado cinza graças ao poder do Denuvo. Depois de Just Cause 3, que só foi pirateado 250 dias após sua chegada, tivemos dezenas de blockbusters passando longe do Pirate Bay durante meses, como é o caso do nosso amigo MK 11.
De novo o Denuvo
Segundo informações do Crackwatch, que mapeia lançamentos no PC, os 10 jogos mais buscados na plataforma ficaram uma média de 90 dias sem ter uma versão pirata. Ou seja, para grandes lançamentos do computador, já está virando comum uma janela de aproximadamente três meses longe dos torrents. E boa parte da culpa disso aí é do Denuvo Anti-Tamper.
A solução desenvolvida pela empresa de segurança Irdeto chegou em 2014 e funciona como uma proteção extra para os softwares de DRM (gerenciamento de direitos digitais), que tem a missão de proteger os games de PC contra pirataria. Ou pelo menos tentar o máximo que puder.
Polêmico, mas funcional
Muitos jogadores veem problema no uso da tecnologia por causa de testes que apontam impactos no desempenho dos jogos com o Anti-Tamper, mesmo que a firma negue que isso aconteça. Outro fator que faz muita gente questionar a validade o programa são games que usam a tecnologia e chegam na pirataria pouco tempo depois (ou até antes) de seu lançamento no PC. O que nem todo mundo sabe é que a Denuvo está ciente de que seu código vai ser quebrado.
Quebre-me se for capaz
Apesar de o Denuvo já ter sido descrito por especialistas em quebrar criptografia como uma solução apocaliptica, a própria Irdeto diz que o objetivo da solução é entregar uma “janela de lançamento” sem pirataria. Ou seja, a empresa tá ligada que sua tecnologia pode ser violada em algum momento. Ainda assim, mesmo com a parada deixando de fazer seu job em muitos casos, manter jogos como Injustice 2 e Mortal Kombat 11 por meses longe da pirataria faz o negócio valer a pena para as grandes publishers e desenvolvedoras. Com isso em mente, a tendência é que a solução continue presente no mercado, mesmo que de vez em quando falhe mireravelmente (e supostamente atrapalhe o desempenho do produto).
🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮
Mais um programa pra baixar
E a Rockstar Games resolveu entrar na moda de lançar uma loja própria no PC e liberou nesta semana seu concorrente da Steam, disponível aqui. A boa notícia é que o software está vindo com uma cópia gratuita de GTA San Andreas por tempo limitado. Apesar de sofrer com instabilidades, o programa possui save na nuvem e modo offline já no lançamento, e também pode ser um prelúdio para a chegada de Red Dead Redemption 2 nos compiuters. Afinal, vender o jogo em sua própria plataforma ao invés de Steam e Epic Store é garantia de 100% de lucros.
Escola Overwatch
A terceira temporada de Apex Legends tá chegando aí e a EA resolveu revelar o novo personagem do game com um trailer cinemático bem massa. O herói (transformado em vilão) se chama Crypto e é um baita hackerman, como dá pra ver na bela animação acima.
Chega logo, caramba
A Sony marcou uma nova conferência State of Play para o dia 24 de setembro, dia em que também teremos novidades sobre The Last of Us 2. A empresa não falou nada sobre PS5, logo, possivelmente as novidades vão ficar só no campo dos games, o que realmente importa para os donos do PS4 no momento.
Parabéns, Gears
A Microsoft está muito orgulhasa de seu novo filho, Gears 5. O título é o maior lançamento do Xbox Game Studios desta geração e mobilizou mais de três milhões de jogadores em seu lançamento. Isso é coisa pra caramba!
A estatística faz bastante sentido, já que o jogo traz uma campanha bem maneira, foi lançado no console da empresa e também no PC, entrando direto no catálogo do Game Pass. O título protagonizado por Kait eleva o nível das produções da companhia e mostra que a Microsoft sabe fazer jogão quando quer. Agora é manter esse padrão de qualidade daqui pra frente.
O retorno do Demogorgon
A Netflix fechou uma parceria com o time de Dead by Daylight e lançou um DLC de Stranger Things com Nancy, Steve e o Demogorgon para o jogo de sobrevivência, além de um novo mapa inspirado na série. É uma parada paga, mas se você é fã da produção, vale a pena dar uma olhada no conteúdo, disponível no PC e consoles.
Perdendo o sono
O desenvolvedor gaúcho Lucas Molina, que é mente por trás de Roguemance, publicou lá no Overloadr um textão contanto a história do jogo Looney Tunes: World of Mayhem, que não deixa os usuários dormirem tão bem quanto deveriam: basicamente, existem mecânicas que roubam recompensas se o jogador não entrar no app de vez em quando, inclusive durante o sono. A pior parte? O game da Warner é desenvolvido em parceria com a brasileira Aquiris, que é de Porto Alegre. Feliz dia do gaúcho, gente.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
- A Epic Games Store resolveu entrar no clima do Batman Day com bastante generosidade: Batman Arkham Collection e Lego Batman Trilogyestão de graça durante a semana. São jogos bons e que normalmente custam uma nota, vale a pena aproveitar;
- Lembrando que GTA San Andreas está de graça por tempo limitado no computador também, basta fazer o download do launcher da Rockstar Games;
- O novo Call of Duty: Modern Warfare tem um beta gigante e gratuito neste fim de semana, que inclui até um modo para 64 jogadores. Além de estar disponível em todas as plataformas, o teste também tem suporte para cross-play e todo mundo no Xbox, PC e PS4 pode jogar sem barreiras. Confira as especificações da versão para computador aqui, com o download disponível lá na Battle.net.
- Bloodstained: Ritual of The Night e Jump Force chegaram ao Xbox Game Pass, com o primeiro já disponível tanto no PC quanto no Xbox One. Se você estava de olho para comprar, vale a pena dar um pulinho na assinatura da Microsoft antes;
- O pacotão que traz todos os jogos da franquia Kingdom Hearts, incluindo o lançado neste ano, está com um descontão na loja digiral PlayStaton Store. Para quem tem uma grana sobrando e quer entrar nesse baita universo que mistura Disney, Square Enix e uma história cheia de keyblades, aproveite a oferta aqui. E se precisar de ajuda pra entender alguma coisa, só entrar em contato comigo no Twitter ;)
- No PS4, a promoção de setembro também está trazendo alguns cortes de preços legais! Vale a pena dar um pulo na página e conferir.
- Para quem está em busca de projetos independentes, a Steam está realizando uma promoção com jogos feitos no Game Makere oferecendo descontos para ostítulos da HypeTrain Digital. Outro ofertão na plataforma é a franquia Tomb Raider com 80% de desconto, com o primeiro game da Crystal Dynamics saindo por míseros cinco reais.
Porque não é só de hype que vive a indústria
Desta vez não é jogo: o lançamento da semana que precisamos indicar é Undone, uma série feira pela Tornante Company, de Bojack Horseman e Tuca and Bertie. A produção pode ser assistida no Prime Video e acompanha a história de Alma, uma guria que sofre um acidente e começa a ver seu pai morto.
Com esse plot bem intenso e várias pitadas de humor, a animação com toques de realismo aborda temas como viagem no tempo e problemas mentais. De longe, é uma das melhores séries de TV que vi no ano. Fica aí a indicação para quem assinou o Amazon Prime, que chegou ao Brasil por R$ 9,90. Para os fãs de Life is Strange que acompanham o Pixel Nerd, assitam porque vocês vão curtir muito!
Não quer série e está em busca de um jogo? Well, o fofíssimo The Legend of Zelda: Link’s Awakening está disponível a partir de hoje. Uma pena que essa coisa fofa é exclusiva do Nintendo Switch, mas só ver essa coisinha em ação já é magnífico.
E, para quem está em busca de um negócio multiplataforma, a dica do dia é Untitled Goose Game, jogo que saiu hoje e permite que você incorpore um ganso pistola, tanto no PC quanto em consoles. Simplesmente fantástico!
Além de ter desenvolvido o polêmico jogo mobile de Looney Tunes, a gaúcha Aquiris Game Studio também fez o belíssimoHorizon Chase Turbo. Inspirado no clássico Top Gear, o título te coloca em corridas para “perseguir o horizonte”, com um estilo bem vintage, mas roupagem moderna.
Uma das paradas mais legais do game, disponível no PC e consoles, é o suporte para multiplayer local para até quatro pessoas. Sério, galera, é bem complicado achar jogo que aguente tanta gente na mesma tela atualmente. Além disso, Horizon Chase também possui uma versão para Android e iOS, mas que, felizmente, não vive de microtransações e oferece uma experiência mais tranquila para os jogadores.
Já que começamos a newsletter de hoje falando de Kung Lao gaúcho e temos bastante atenção para as dores de quem quer ver Mortal Kombat 11 pirateado, nada mais justo que indicarmos Mortal Kombat X no Vale a pena ver de novo.
Além de ter um dos meus trailers favoritos, que pode ser visto acima, o jogo capricha continuando a história de Mortal Kombat 9, trazendo gráficos maneiros e uma baita jogabilidade que é simples e, ainda assim, permite partidas desafiadoras. Com a chegada do novo game, até mesmo a versão XL, que inclui DLCs, já está saindo por preços camaradas durante as promoções no PC, PS4 e Xbox One. No console da Microsoft, MK XL também está no Game Pass, o que permite dar fatalities com um custo-benefício excelente. E tem o King Lao Gaúcho, né, motivo suficiente para você já considerar essa pérola.
Tweet da semana
Não existe hora ruim para demonstrar o amor. Feliz dia do gaúcho!
Aproveitando o highlitght dos dogues, fica aqui a consideração pelo trabalho do pessoal da APIA e da ONG Focinhos Carentes, que cuidam dos dogues de rua em Lagoa Vermelha e ajudam cada um a encontrar um lar. Baita trabalho, galera!
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)