Project Resistance permite ser o vilão que bate nos jovens
13 de setembro de 2019. A famosa e tenebrosa sexta-feira 13 está entre nós. Nesse dia de maldade em dobro, temos como destaque as novidades vindas lá da belíssima Tokyo Game Show 2019. Mas, não pense que isso significa que o terror não tomou conta dessa newsletter, pois até a Nintendo tem novidades que vão te fazer pular da cadeira.
Como se já não bastasse o tanto de jogo que assusta que saiu em agosto, aproveitamos o clima trevoso para trazer mais sugestões pra quem gosta de uns sustos. Além, é claro, de falarmos do novo Resident Evil, que não é tão Resident Evil assim, mas dissemina uma filosofia muito amada na internet: o jovem tem que acabar.
Se você é jovem, não quer acabar e está em busca das principais novidades do mundo dos joguinhos, aproveite a newsletter da semana!
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e cara que tem medo de game de terror
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Projeto O Jovem Tem que Acabar
A Capcom finalmente revelouProject Resistance e, para a surpresa de ninguém, o novo jogo da franquia Resident Evil é um survival de equipe para quatro pessoas, bem ao estilo Dead By Daylight, mas com alguns upgrades que parecem maneiros. O meu preferido? Você pode ser o vilão, encarnar o próprio Mr. X e bater em jovens até cansar.
O multiplayer será assimétrico, com quatro jogadores de diferentes classes (dano, suporte, etc) tentando escapar de uma prisão e lutando contra um player assumindo o comando de câmeras armadas, zumbis, pensamentos sombrios e, claro, o T-00. Não dá pra negar o clima Scooby-Doo no time que protagoniza o game, e possivelmente não vai demorar muito após o lançamento para os criadores de mods realizarem esse nosso sonho.
Assim como os vazamentos já tinham revelado o que estava vindo por aí, era de se esperar que uma galera não curtisse a ideia, principalmente depois da outra desviada da franquia, o tenebroso Umbrella Corps. Ainda assim, a empresa está numa fase boa e parece bem dedicada em acertar. Um beta fechado acontece de 4 até 7 de outubro no PS4 e Xbox One e, segundo o produtor Matt Walker, a firma está aberta para ouvir a comunidade e moldar o título com o auxílio dos fãs. Project Resistance ainda nem tem data de lançamento, logo, ainda dá tempo de fazer muita coisa boa (como colocar o Nemesis no portfólio de carrascos, fica aí a dica, Big C).
Prepare as Keyblades
A Tokyo Game Show tá tão insana que também tivemos novidades de Kingdom Hearts 3 por lá: a Square Enix apresentou um novo trailer do DLC ReMind e prometeu que o jogo chega entre dezembro de 2019 e março do ano que vem, também conhecido como o período em que muita gente fica de férias.
O vídeo apresentado mostra que o jogo contará com transformações para as keyblades Oathkeeper e Oblivion e novas passagens de gameplay com personagens como Aqua, Riku e Roxas. Ao que tudo indica, também teremos um follow-up daquele final surpreendente de KH3. Tá bonito, agora é torcer pras insanidades do roteiro de Tetsuya Nomura ganharem mais explicações.
Só gente bonita
A Square Enix também aproveitou a TGS 2019 para mostrar novidades sobre Final Fantasy 7 Remake. O vídeo de apenas dois minutos está cheio de conteúdo e mostra diversos personagens bonitões que estarão no game, incluindo vilões fabulosos como o amado Sephiroth.
Na parte de jogabilidade, FF7 Remake também mostra nosso querido Claud descendo a lenha com a sua espada, a doce Aerith brigando, um pouco de exploração, mini-games e a magia que te transforma você em sapo. Com tudo isso e muito mais, fica difícil não criar hype em cima do projeto que chega em 3 de março de 2020 no PS4.
Diga-me com quem andas…
A CD Projekt Red vai dar vida ao conselho de muitos pais e responsáveis e o seu destino em Cyberpunk 2077 poderá ser alterado dependendo de suas companhias durante o gameplay. A desenvolvedora explicou que a narrativa será cheia de possibilidades, trazendo logo de cara três prólogos diferentes, cada um seguindo as decisões sobre o passado de V feitas pelo jogador.
As missões também terão peso na hora de moldar seu futuro e é nessa hora que as ações de seus parceiros podem acabar te colocando em encrencas. A dica é já começar economizar grana para experimentar todas apossibilidadeses que o título vai oferecer. O lançamento de Cyberpunk 2077 tá marcado para 16 de abril no PC, consoles e Stadia.
Streaming de graça! (mas só um pouquinho)
Para quem está interessado no Google Stadia, um dos executivos chefe da parada, John Justice, revelou que o serviço de streaming terá games temporariamente gratuitos. Os free trials devem começar em 2020 e permitirão que os usuários experimentem a sensação de jogar via nuvem sem precisar pagar. Uma ótima notícia para os brasileiros que não querem pagar 200 pilas em um título para testar a plataforma na nossa internet, que não é lá essas coisas em grande parte do país.
O vídeo mais assustador da semana
Já que estamos no clima de sexta-feira 13, não podemos esquecer de mencionar o novo lançamento da Nintendo, que possivelmente vai assustar o sedentarismo de alguns usuários do Switch: o Ring Fit Adventure, um game feito para ser jogado com exercícios que vão desde agachamentos até ioga. A empresa também aproveitou o clima de trevas no ar e lançou um vídeo com um casal muito creepy explicando a novidade. Assista o conteúdo abaixo, mas só se tiver muita coragem.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
- O jogo de terror cósmico Conarium está de graça na Epic Games Store até semana que vem. Pegue aqui antes que seja tarde;
- Code Vein só chega no dia 27 de setembro, mas a Bandai Namco já liberou uma demonstração que permite jogar o comecinho do game, e em breve também trará testes online. A versão gratuita do Dark Souls com skin de anime pode ser baixada no Xbox One e PS4;
- Contra Rogue Corps, da japonesa Konami, agora também pode ser jogado de graça! A demonstração está disponível para baixar nas lojas do Xbox One, Nintendo Switch, e PS4;
- A Plague Tale: Innocence, que já está disponível desde maio, traz uma das melhores histórias nos games deste ano e, agora, será possível jogar o primeiro capítulo da obra de graça. A edição trial do projeto da Focus Home está disponível no PC, PS4 e Xbox One;
- Falando em Focus Home, a publisher é a empresa da vez a realizar uma promoção gigante na Steam. Acesse esta página e veja os principais descontos, que incluem cortes nos preços de títulos como Vampyr, Farming Simulator, Insurgency: Sandstorm e Call of Cthulu.
- Street Fighter V está de graça durante o fim de semana no PC e PS4, com 66% de desconto em ambas as plataformas. Uma boa pra quem pretende descer a pancadaria com a galera;
- A PlayStation Store também está com a promoção “Popular no Japão, que traz descontos em diversos jogos orientais. Os destaques ficam por conta de promoções em franquias como Kingdom Hearts e Metal Gear Solid, mas também temos títulos como o brasileiro Override: Mech City Brawl, com 60% de desconto
Porque não é só de hype que vive a indústria
A Amazônia virou pauta nas últimas semanas por motivos nada bons, mas temos aqui uma novidade que envolve a floresta e consegue divertir nesses dark days: Green Hell. Desenvolvido pelagalera do estúdio russo Creepy Jar, o jogo te coloca para sobreviver na gigantesca mata e mostra que a natureza também pode ser bem assustadora.
Apostando em uma ambientação trabalhada e gráficos realistas, o título é uma boa pedida para o público de projetos como o já clássico The Forest. Após cerca de um ano de acesso antecipado da Steam, o game está cheio de otimizações e novidades desde quando jogamos a produção no Pixel Nerd, em outubro de 2018. Para quem se interessou, Green Hell possui legendas em português e está disponível por menos de R$ 50 no compiuter.
Aproveitando que hoje é sexta-feira 13, o game independente que ganha espaço no nosso jornal é Lakeview Cabin Collection. Lançado em 2015 na Steam, o projeto é uma coletânea de joguinhos inspirados em filmes de horror trash reimaginados com pixel e em perspectiva 2D. O resultado, uma parada assustadora e divertida com o preço camarada de 20 pila na Steam.
O indie permite incorporar vários personagens e viver diferentes histórias, permitindo até compartilhar o controle ao jogar com uma galera. Assim, cada um controla um pouquinho e rola uma experiência bem parecida com o que temos em The Dark Pictures: Man of Medan, que nós zeramos no Pixel Nerd e recomendamos fortemente.
Quando o assunto é terror adolescente em mídias interativas, uma das principais referências é Until Dawn, projeto da Supermassive Games lançado exclusivamente no PS4 em 2015. A obra está no hall dos melhores títulos da plataforma para este que vos escreve por um simples motivo: dominar a arte de tirar algo bom duma história pastelona. Utilizando gráficos realistas e jogabilidade focada em escolhas, a experiência interativa te coloca no lugar dos personagens idiotas dos filmes de terror teen. Assim, é você que escolhe se foge ou luta com as ameaças, por exemplo.
A estrutura é tão boa que virou base para a nova franquia The Dark Pictures, feita pelo mesmo estúdio. Until Dawn é praticamente o prequel da série de games antológicos da desenvolvedora, com a diferença ficando por conta das otimizações para o PS4: enquanto o título protagonizado por Hayden Panettiere e Rami Malek usa recursos de movimento do console da Sony, Man of Medan traz mecânicas mais simples, possivelmente porque o produto foi lançado em múltiplas plataformas. Mas, nada que torne a experiência menos assustadora, afinal, quanto mais gente jogar, melhor.
Tweet da semana
Lembra da Ikumi Nakamura, que apareceu por aqui semana passada porque saiu de seu emprego? Parece que o acerto com a Bethesda foi bom e ela tá aproveitando muito bem a nova fase lá na TGS 2019. Claramente o Evaristo Costa depois que saiu da Globo.
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)