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PS4 ou Xbox? O vencedor de 2019 é o PC
O ano de 2019 já está em seus últimos momentos e bem na reta final tivemos um acontecimento extraordinário e que vai mudar a vida de muita gente: durante as entrevistas de divulgação da série The Witcher, o ator Henry Cavill, que interpreta Geralt de Rívia, disse que prefere jogar no PC ao invés de PS4 ou Xbox One.
Apesar da banalidade da questão quando colocada ao lado de outros problemas do mundo moderno, isso aqui é uma newsletter de games, então pegamos o gancho para pensar bem nesse assunto. Afinal, o ator gostosão que tem a perna de um mastodonte está certo em preferir um computador pra jogar?
Como o ano está chegando ao fim, chegou a hora de olhar para trás, relembrar de tudo de bom e ruim que aconteceu no ano, incluindo os Crackdown 3 e Days Gone da vida, e pesar: quem foi a plataforma que mais cresceu em 2019?
PC ou console?
Enquanto o preço ainda continua sendo uma bela barreira para montar um computador pica das galáxias, o ano de 2019 foi marcado pela competição no mercado de jogos de PC. Em 2019, a Epic Games Store entrou hard no mercado de jogos para computador com promoções agressivas e dando um game (ou até mais) de graça por semana. A empresa tirou muitos jogadores do sério com seus contratos de exclusividade, mas deixou sua marca ao permitir que mais pessoas joguem títulos de qualidade sem precisar pagar nada.
A Microsoft também está dando seu melhor para turbinar o Windows e lançou em 2019 o Xbox Game Pass para PC. Seguindo os moldes da versão de console, a assinatura custa apenas R$ 14 e conta com mais de 100 jogos, incluindo os exclusivos do Xbox One já no dia do lançamento. E quem é novo no serviço ainda pode pegar até três meses dessa brincadeira por apenas R$ 1,00, o que garante, de longe, o melhor custo-benefício dos videogames.
Neste cenário competitivo, a Valve não ficou parada e também continua dando show com a Steam. Além de manter as promoções arrasadoras, a plataforma fez uma dinâmica bem legal de fim de ano em que praticamente jogou na cara da concorrência todas as funcionalidades que seu serviço possui. Com décadas de experiência, a loja ainda domina com sua gigantesca comunidade e o constante lançamento de melhorias, incluindo ferramentas como o Remote Play Together, para fazer o multiplayer de sofá acontecer online.
Além disso, não vamos esquecer que a renegada GOG também brilhou com seu launcher, o GOG Galaxy 2.0. Em um mundo com cada vez mais lugares para comprar jogos no PC, a CD Projekt foi lá e lançou uma plataforma capaz de reunir todos os games em apenas um só lugar, com conquistas e tudo.
E na próxima geração?
Além de ser o lar de jogos gratuitos e o local em que você pode comprar um lançamento em pré-venda por menos da metade do preço da versão de console (olá, Resident Evil 3), o PC está cada vez mais consolidado como referência no mercado. Durante o Game Awards, a Microsoft mostrou o design do novo Xbox Series X e é inevitável deixar de comparar o visual a um computador. E a cara de Mini-ITX não é o único aspecto similar ao que temos na PC Master Race.
Tanto o próximo Xbox quanto o PS5 chegarão ao mercado com SSD, suporte para Ray Tracing, até 120 frames por segundo, memórias GDDR6 e chips de nova geração da AMD. Ou seja, tudo que já existe no computador. O cenário em que Sony e Microsoft empacotam um hardware de PC em forma de console para alcançar melhor custo-benefício já é algo comum na indústria, mas a constante evolução está fazendo os videogames de mesa ficarem defasados cada vez mais rápido.
Ao que tudo indica, tanto a Sony e a Microsoft podem acabar lançando seus consoles com diferentes especificações — seguindo os moldes do PS4 e PS4 Pro, Xbox One e One X. Para quem já possui um computador, acompanhar essa tendência pode ser mais fácil. Mesmo que os próximos consoles tragam gráficos arrebatadores, possivelmente as placas de vídeo atuais ainda vão segurar a onda. E caso seu hardware não dê conta do recado, basta substituir uma ou duas peças no seu setup para acompanhar a evolução.
What about the cloud?
Outro fator que promete ser decisivo para o futuro do PC a partir do ano que vem é a nuvem. A promessa de rodar jogos sem precisar ter um computador de ponta é tentadora, mas o lançamento do Google Stadia mostra que ainda existem barreiras para serem superadas — a necessidade de uma internet de ponta deve dificultar o crescimento da novidade no Brasil.
Além da versão gratuita do Stadia dar as caras no mercado, em 2020 também teremos a estreia do xCloud, que é bem mais empolgante do que muitos imaginam: o serviço promete que será possível rodar praticamente todos os jogos do Xbox One via nuvem, no celular ou tablet, por exemplo. Mas, a melhor parte: quem possui o console poderá ter sua “nuvem particular” e usar o hardware do dispositivo como servidor para fazer streaming de seus games. Considerando a importância cada vez maior que a Microsoft está dando para os computadores, seria louco ver uma função parecida no Windows 10, em que você consegue transformar seu próprio PC Gamer em um servidor de jogos em nuvem.
Enquanto ainda teremos que esperar para ver o que vem por aí e boa parte das coisas escritas aqui são baseadas na minha humilde opinião, o negócio é torcer para que 2020 seja promissor no mundo dos jogos. Será que o PC continuará sendo a terra dos jogos baratos e gratuitos? O PS5 terá um design tão feio quanto as imagens conceituais? A Microsoft vai anunciar Fable 4 para o novo Xbox?
Descubra tudo isso e muito mais na próxima temporada do Jornal dos Jogos. Boas festas e vários jogos para quem leu até aqui ;)
Mateus Mognon