Qual o melhor modo para jogar Ghost of Yotei no PS5? Veja análise técnica
Confira os modos gráficos do game e qual o melhor para usar em cada versão do PlayStation 5.
Com o recente lançamento de Ghost of Yotei no PS5, muitos devem estar se perguntando qual o melhor modo gráfico para jogar o game, especialmente no PS5 base.
Depois de jogar por algumas horas e experimentar os três modos gráficos, acho que posso ajudar você a escolher, caso esteja começando a jogar agora ou pretenda pegar o game ainda em uma promoção. No entanto, vale destacar que esse artigo poderia ser bem mais curto se Ghost of Yotei tivesse uma opção de modo balanceado em 40fps para quem tem telas de 120Hz com VRR, mas vamos chegar nisso.
Os três modos gráficos disponíveis
Ghost of Yotei, tanto no PS5 base quanto no Pro, tem 3 modos: Ray Tracing, Qualidade e Desempenho. Os modos Ray Tracing e Qualidade são relativamente semelhantes, mas o modo Ray Tracing troca um pouco da resolução por alguns efeitos de luzes mais realistas, enquanto o modo Qualidade se mantém em 4K nativo. Esses dois são travados a 30 fps.
O modo Desempenho é o que se destaca mais: ele tem uma resolução nativa menor e não tem Ray Tracing, mas entrega uma taxa de quadros em 60fps bem estáveis.
Modo PS5 Base
Qualidade: 2160p (4K nativo)
Ray Tracing: ~1800p–2160p
Desempenho: ~1080p–1440p
Ray Tracing Pro: —
Modo PS5 Pro
Qualidade: 2160p (4K nativo)
Ray Tracing: ~1800p–2160p
Desempenho: ~1440p–1800p
Ray Tracing Pro: ~1080p–1440p com PSSR
Contagem feita pelo ElAnalistadeBits.
Melhor modo do PS5 Pro
Para o PS5 Pro a escolha é muito fácil, então já vamos tirar ela do caminho. O modo Desempenho a 60fps, além de entregar muito mais fluidez, ainda mantém uma resolução nativa bem alta em relação ao 4K de exibição final.
Claro, esse modo ainda não tem Ray Tracing, mas considerando que nesse jogo, especialmente, apesar de algumas melhorias, o Ray Tracing tem um impacto visual bem modesto, jogar a 60fps com uma ótima resolução é basicamente a escolha mais óbvia.
O PS5 Pro também oferece exclusivamente o modo Ray Tracing Pro, que aplica os efeitos de iluminação a 60fps, mas mesmo assim o modo Desempenho padrão continua sendo superior pela resolução mais consistente.
No PS5 Base temos um dilema
Agora é no PS5 base que a escolha pode ser um tanto difícil, e eu pessoalmente fiquei em um dilema entre duas opções por certo tempo. Tenho uma TV que é compatível com 120Hz e VRR, então, caso o jogo suportasse, eu poderia selecionar o modo balanceado a 40fps como vários outros títulos da PlayStation Studios no console.
Um balanço ideal entre fluidez e nitidez gráfica que dificilmente não é a melhor opção para jogos que tenham esse suporte. No entanto, Ghost of Yotei é uma exceção, ao menos no lançamento.
Depois de ver as primeiras análises do jogo pela Digital Foundry, comparando bem as diferenças que a implementação do Ray Tracing desse game faz na iluminação, já ficou bem claro que esse modo não seria para mim.
O Ray Tracing adiciona muito pouco aos visuais, principalmente melhorias sutis em áreas de oclusão ambiente e iluminação indireta em interiores e, em troca, você não leva nem a perfeita nitidez do 4K nativo do modo Qualidade nem a fluidez deliciosa do modo Desempenho.
Mas aí então essas duas qualidades entre esses dois modos entram em conflito. De um lado, temos o modo Qualidade com seus 4K nativos impecáveis, mas travado a 30fps. Do outro, o modo Desempenho que oscila entre 1080p e 1440p, mas entrega aqueles 60fps suaves.
Minha recomendação final para o PS5 Base
Depois de testar extensivamente ambas as opções, minha escolha ficou com o modo Desempenho. Aqui está o motivo: Ghost of Yotei é um jogo de ação e exploração onde a fluidez dos 60fps faz uma diferença enorme na experiência de jogo.
Os combates ficam mais responsivos, a câmera se move de forma mais suave durante a exploração, e a diferença de resolução, na prática, é menos perceptível do que você imagina quando está imerso no jogo.
A Sucker Punch fez um trabalho excepcional de otimização, e mesmo com a resolução mais baixa do modo Desempenho, o jogo continua visualmente impressionante.
Se você é o tipo de jogador que prefere contemplar cada detalhe gráfico e não se importa com os 30fps, o modo Qualidade é uma opção válida com seu 4K nativo. Mas para a maioria dos jogadores, especialmente aqueles acostumados com 60fps em jogos modernos, o modo Desempenho é disparado a melhor escolha no PS5 base.
Conclusão
PS5 Pro: Modo Desempenho sem pensar duas vezes
PS5 Base: Modo Desempenho para a melhor experiência geral
Para entusiastas de gráficos no PS5 Base: Modo Qualidade se você valoriza resolução acima de tudo
Para finalizar quero fazer um pedido para Sucker Punch adicionar um modo balanceado de 40fps para TVs de 120Hz em uma atualização futura, mas até lá, essas são suas opções.
Gostaria também que, para a sua versão de PC, o estúdio trabalhasse em adicionar uma implementação mais completa de Ray Tracing como opção para a plataforma. Resta agora aguardar por mais novidades.
Ghost of Yotei está disponível exclusivamente no PS5. Você pode comprar o game em mídia física com desconto no Mercado Livre.




