Rematch é uma mistura de Rocket League com FIFA Street que dá muito certo - Preview
Testamos o futebol da galera que criou o jogo SIFU, e o resultado é bem promissor! Confira as primeiras impressões
Quando vi o primeiro trailer de Rematch no The Game Awards, deu pra sentir que o projeto era promissor. Com uma arena cercada, o título coloca até cinco jogadores em cada time para se enfrentar em partidas de futebol bem diferentes do que estamos acostumados em EA Sports FC e eFootball.
Mais do que trazer um estilo próprio de bater bola, Rematch também conta com outro grande diferencial: cada jogador do time é controlado por uma pessoa, em uma experiência online colaborativa. Junte isso a um gameplay cheio de movimentos precisos, no maior estilo de Sifu, e temos uma jogabilidade desafiadora e repleta de ações para masterizar.
Enquanto o beta aberto do game não chega para mais pessoas conhecerem o poder desse futebol arcade, confira a seguir nossas impressões com esse novo título bem promissor!
Ficha técnica
Jogo: Rematch
Lançamento: 19/06/2025
Onde jogar? PC, PS5 e Xbox Series S/X
Plataforma de teste: PC (beta antecipado)
Preço: A partir de R$ 89 (também incluso no Game Pass).
O que é Rematch e qual o seu conceito de gameplay
Criado pelos desenvolvedores de Sifu, a Sloclap, Rematch é um jogo de futebol arcade multiplayer. O jogo coloca duas equipes de cinco ou quatro jogadores para se enfrentarem em uma “jaula digital”, no maior estilo Rocket League.
O game não tem juiz, falta ou impedimentos: o objetivo é aliar suas habilidades com os colegas de time e marcar gols com todas as suas habilidades. E qual o desafio? Jogar Rematch não é tão fácil assim.
Seguindo os passos de Sifu, o gameplay de Rematch é bem diferente do que estamos acostumados em jogos como EA Sports FC e eFootball. O jogo traz um esquema de botões diferente e ações mais focadas na precisão e movimentação.
O gameplay de Rematch é bem diferente do que estamos acostumados
em EA Sports FC e eFootball.
Quer um exemplo? Para chutar, você precisa pressionar o botão R2 (ou seu equivalente) e mirar usando o analógico, que também é usado para definir o efeito da bola. Tudo isso acontece por causa da perspectiva em 3D do game, também se refletindo em dribles e passes.
Gameplay de Rematch é divertido e bagunçado
Além de ser bastante desafiador, o gameplay de Rematch é divertido e muito bagunçado. Para quem está começando, acertar qualquer uma das ações é um grande desafio, mas tudo vai se ajeitando com o tempo, e aí você começa a se sentir um profissional.
Dentro de campo, todos os jogadores de Rematch são camisa 10, literalmente e figurativamente. O jogo transforma qualquer um que entra na área de defesa em goleiro, e todo mundo pode trabalhar junto para fazer gols.
Essa dinâmica, aliada ao gameplay desafiador, torna o jogo bem peculiar. Enquanto algumas jogadas se encaixam perfeitamente e mostram como o futebol pode ser artístico, outros erros bobos em conjunto dão vida a momentos engraçados.
Personalização e comunicação funcionam
Abraçando o lado arcade, Rematch também capricha na customização dos personagens, já que a aparência, peso e tamanho não influenciam no gameplay. Apesar de algumas limitações, é possível criar jogadores de qualquer gênero com visuais bem diferentes para entrar em campo.
O jogo também adotará um sistema de passe de batalha com itens cosméticos, incluindo diversos acessórios. No futuro, também não duvido que Rematch tenha parcerias com grandes astros e até filmes e séries — uma colaboração com o anime Blue Lock faria muito sentido, por exemplo!
O sistema de comunicação do game também funciona muito bem, com ações sem microfone como “desculpe” e “bom trabalho”, facilitando a conversa rápida com jogadores desconhecidos. Durante nossos testes, senti um clima de futebol virtual com a galera repleto de diversão, mas que precisa de alguns refinamentos.
Beta pode ajudar o jogo a evoluir
Enquanto a movimentação desafiadora claramente faz parte do gameplay de Rematch, o jogo também pode fazer alguns aprimoramentos nessa parte até o lançamento final, em junho. Não encontrei bugs gritantes durante as partidas, mas a jogabilidade pode adotar alguns sistemas para se tornar mais amigável ou “masterizável”.
Um dos pontos que pode melhorar é o sistema de tutoriais, que possui alguns desafios que acabam muito rápido. Como o jogo tem foco no online, ajustar esses treinos é essencial para que os jogadores consigam evoluir suas habilidades.
Vale a pena?
Rematch será lançado em 19 de junho no PC, PS5 e Xbox Series S e X, chegando por valores partindo de R$ 89. O título também estreia diretamente no Xbox Game Pass, o que pode impulsioná-lo no computador e consoles da Microsoft.
Com esse boost da assinatura do Xbox e preço amigável, Rematch tem potencial para conquistar um público órfão de jogos como FIFA Street, clássico de PS2, e que buscam uma diversão com amigos. No entanto, talvez seja desafiador convencer até quatro pessoas a entrarem no bonde com você.
Por outro lado, jogar Rematch sozinho também é divertido. Mesmo no teste beta para criadores, que já é limitado, nós encontramos partidas rapidamente aqui no Jornal — algo que Concord não conseguiu alcançar em seu lançamento, por exemplo.
Antes do lançamento, Rematch deve ter diversos betas gratuitos, incluindo um que rola em 18 e 19 de abril. Minha dica? Dê uma chance ao projeto em um dos testes grátis, pois se você curte futebol, o título da Sloclap pode se tornar seu novo jogo favorito.