RoboGAL: Como três brasileiros estão criando sua própria versão de Mega Man
Na estreia do quadro Papo Indie, nós trocamos uma ideia com a galera da TwinkleSoft, que está fazendo um jogo promissor com demo grátis já disponível
Semanalmente, a Steam recebe de 200 a 300 novos lançamentos no PC, incluindo desde gigantes feitos com alto orçamento até projetos menores, segundo a consultoria ICO Partners. Destacar-se nesse mar de títulos pode ser bem complicado, mas um jogo brasileiro acabou chamando a nossa atenção com seu visual colorido e nostálgico.
Estamos falando de RoboGAL: Gaga Delta Lady, que está em desenvolvimento pelo estúdio TwinkleSoft e já possui uma demo grátis na loja de PC. Com seu visual retrô e gameplay em duas dimensões, eu não precisei de muitas imagens para relacionar o jogo com Mega Man, o clássico da Capcom.
Após conversar com os responsáveis pelo estúdio, a suspeita foi confirmada. Formada por três desenvolvedores, a galera da TwinkleSoft contou ao Jornal como está sendo criar sua própria versão do Mega Man e como pretendem se destacar no competitivo mercado de games.
A seguir, confira mais detalhes sobre o RoboGAL e a história por trás do estúdio responsável pelo game, que marca a estreia do Papo Indie, novo quadro especial aqui do Jornal dos Jogos!
O jogo que deu origem ao estúdio
Com uma música vibrante e cores chamativas, RoboGAL é um jogo inspirado em clássicos dos anos 90 que traz uma fofa protagonista chamada Rei-Bo. As fases 2D são recheadas de elementos nostálgicos, além de chefes que garantem novas habilidades à protagonista quando são derrotados.
“Rei-Bo vivia tranquilamente na ilha de Plutobell, até que uma nave gigante colide no local! Esta é uma saga divertida e bem humorada para resolver este incidente cheio de obstáculos e armadilhas”, diz a descrição oficial do projeto. “Escolha as fases na ordem que quiser, derrote as integrantes da nave e obtenha suas armas, em RoboGAL!”
O projeto nasceu como uma forma de homenagem a jogos clássicos das antigas, mas acabou evoluindo a ponto dos seus responsáveis fundarem um estúdio. Assim, foi criada a TwinkleSoft, que veio com o objetivo de formalizar o trabalho que estava sendo feito no game.
Como todo bom estúdio indie, o projeto conta com uma equipe reduzida, mas bastante apaixonada. A bela arte do projeto é feita pelo artista Khael, a programação fica por conta de Shin Horacio e a trilha sonora é do designer de som Neoware.
Ótimos frutos para um primeiro projeto
Além de ter formado o estúdio recentemente, a equipe contou ao Jornal que também está aprendendo a lidar com todo o processo de lançar um game. “Podemos dizer que o maior desafio no momento é se acostumar com todo esse processo de desenvolvimento que envolve muitas áreas na qual nós ainda estamos aprendendo”, disse a TwinkleSoft.
Como anunciado no Twitter oficial do game recentemente, RoboGAL está sendo desenvolvido há cerca de um ano, e o projeto já está rendendo frutos para o time. Agora em abril, RoboGAL foi anunciado como um dos jogos da publisher brasileira Nuntius Games, que é liderada pelo criador de Pocket Bravery e diversos youtubers de renome.
Segundo o estúdio, a publisher está auxiliando a equipe na parte burocrática e assuntos como localização e ports, o que permitirá levar o jogo a mais consumidores, além da parte de marketing com influenciadores. “Nós receberemos também um serviço de Quality Assurance (QA) na qual irá também nos ajudar a polir e deixar o jogo ainda mais acessível para todo mundo”, explicam os desenvolvedores.
O auxílio da publisher também conta com 100% de liberdade criativa para os criadores de RoboGAL. Ou seja, o time segue com sua visão de entregar um projeto que homenageia clássicos dos anos 80 e 90, mas com personalidade própria.
Evoluindo suas inspirações
Desde seus primórdios, RoboGAL nasceu para ser um jogo no estilo de Mega Man, mas trazendo o tempero próprio dos desenvolvedores da TwinkleSoft. A ideia da galera é simples: como todos são fãs dos jogos nesse estilo clássico, eles queriam pegar a fórmula e aprimorá-la com seu próprio gosto, tornando o projeto único.
Uma das misturas feitas pelo time foi trazer influências de Touhou Project, franquia iniciada em 1996 com jogos shoot 'em up com um tom mais leve e colorido. “Foi basicamente uma junção de jogos desafiadores e um clima e personagens mais bobos para dar contraste”, explica o estúdio.
“Todos os membros da TwinkleSoft possuem gostos em comum” dizem os desenvolvedores. “Queremos mostrar para quem for experimentar RoboGAL que podemos fazer um jogo feito com muito carinho e entendendo exatamente o charme disso, seja na dificuldade, na não linearidade no progresso, no sistema de armas e fraquezas de cada chefe.”
Até agora, os resultados dessa ideia tem sido positivos. Com o lançamento da demonstração grátis do game, a equipe já está recebendo feedbacks do público, que tem sido animadores.
“Estamos vendo muitos exemplos de pessoas que, mesmo sofrendo dificuldades no jogo, ainda estão se esforçando, ao mesmo tempo que riem das mortes bobas e outras coisas que colocamos na demo”, explica o estúdio. “A resposta está muito melhor do que esperávamos.”
Quando RoboGAL será lançado e como testar agora mesmo?
Até o momento, a galera da Twinklesoft não possui uma data de lançamento definida para RoboGAL: Gaga Delta Lady. Porém, a equipe confirmou ao Jornal dos Jogos que pretende trazer novidades sobre a disponibilidade do game ainda em 2025.
O estúdio revelará a data de lançamento de RoboGAL até o final do ano.
O objetivo do time é lançar RoboGAL no PC (Steam e Epic Store), PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X, bem como no Nintendo Switch. “E se possível, todos de forma simultânea”, completa o estúdio.
Se você ficou curioso, a demo de RoboGAL: Gaga Delta Lady está disponível gratuitamente na Steam neste link. Com sua vibe retrô, o game é uma boa pedida até para quem possui um PC mais fraco ou joga em portáteis como o Steam Deck. Além de ser bastante desafiador, o título é uma viagem no tempo repleta de nostalgia e que vale a pena ficar de olho.
É um desenvolvedor? Entre em contato com o Jornal dos Jogos!
O especial de hoje faz parte do quadro Papo Indie, onde o Jornal dos Jogos troca uma ideia com desenvolvedores para dar mais visibilidade a projetos promissores do Brasil. Você está criando um jogo ou faz parte de um estúdio? Mande uma mensagem para o Jornal e bora trocar uma ideia!
Envie um e-mail para a nossa equipe em newsletter[@]jornaldosjogos.com.br! Você também pode mandar uma mensagem para a gente aqui no Substack, ou deixar um comentário aqui embaixo!
Assine o Jornal dos Jogos para receber mais conteúdos como esse!
Curtiu o conteúdo? Então venha fazer parte da família do Jornal dos Jogos! Inscreva-se para receber nosso resumo semanal de notícias grátis e mais conteúdos, tudo sem anúncios!
Além disso, você também pode se tornar um assinante premium para ajudar nosso projeto crescer ainda mais! Em troca, você recebe conteúdos extras como reviews, especiais e nosso DLC de notícias!