Steam da pirataria, review de Stellar Blade e Manor Lords
A edição de hoje também inclui o cancelamento da BlizzCon e novos jogos no Game Pass!
E vamos para a última edição do Jornal dos Jogos em abril, galera! Hoje temos opiniões sobre dois grandes lançamentos do ano, além de notícias que vão repercutir com força durante o resto de 2024!
Tenha uma boa leitura e até mais📰🎮
Jogamos Stellar Blade! Vale a pena?
Se você curte jogos de ação, com uma ambientação pós-apocalíptica e dublagem em PT-BR maneira, Stellar Blade pode ser uma escolha interessante para você! O game entrega um gameplay mais tático que um Devil May Cry da vida, adotando mecânicas de soulslike e um esqueminha que deixa o jogo fácil para quem visa a história, mas sem torná-lo menos desafiador.
No entanto, não espere muita profundidade da narrativa e da protagonista, que está rendendo muita polêmica por causa de suas roupas e a clara sexualização que nem é escondida pelo estúdio. No entanto, se você for jogar, a dica é evitar comentar sobre eventuais desgostos com o game, pois uma clara máfia de jogadores está defendendo o título com unhas e dentes na internet.
É interessante notar, também, que um grupo de gamers até está pedindo reembolso do jogo por alegações de censura: alguns trajes da protagonista foram modificados e ficaram “menos sexys” na versão completa, o que abriu precedentes para pedido de dinheiro de volta por “propaganda enganosa”. O diretor já comentou sobre o assunto e disse que não existe censura em Stellar Blade, mas o time está discutindo sobre a situação.
Manor Lords é um jogão!
Seguindo no bonde das reviews, o Ramon Felix jogou Manor Lords, o game mais aguardado da Steam em 2024. O título chegou na loja da Valve por R$ 74,99, além de estar incluso no Game Pass, e claramente vale o seu tempo.
O projeto encabeçado por apenas um desenvolvedor traz uma experiência de gerenciamento medieval caprichada, que acerta tanto na profundidade quanto no gameplay divertido. No entanto, como o projeto ainda está em acesso antecipado, essa diversão vem acompanhada de um caminhão de bugs.
Uma nova Steam da pirataria
Um grupo de brasileiros lançou recentemente a Hydra, um programa que promete facilitar a pirataria de games no PC e ser “inderrubável”. A ferramenta utiliza descentralização para entregar um catálogo de torrents para usuários mais leigos nesse assunto, prometendo uma experiência livre de ameaças.
O Jornal dos Jogos não incentiva a pirataria e não usa esse tipo de coisa, então só vá atrás disso por sua conta e risco. Ainda assim, vamos ficar de olho nesse projeto, pois não é todo dia que vemos um grupo de brasileiros desafiando grandes empresas do mundo dos games.
The Crew retirado da conta de jogadores
Além de dar uma cutucada nas gigantes dos games, a pirataria também acaba ajudando na preservação dos jogos, e esse assunto ficou em alta na semana passada. Após a Ubisoft encerrar de vez os servidores de The Crew no fim do mês passado, o game foi retirado da conta de jogadores e deixou oficialmente de funcionar.
Até mesmo as cópias físicas do game não servem para nada. Como o jogo só funcionava online, todo o legado e progresso dos gamers foi apagado de vez. A situação acabou ligando um sinal de alerta sobre preservação dos jogos na cabeça de muitos gamers, já que as grandes corporações claramente tem muito poder sob os produtos que compramos.
Garry’s Mod perde conteúdos da Nintendo
Seguindo na onda das polêmicas, os jogadores do icônico Garry’s Mod também estão perdendo conteúdos. A Nintendo solicitou que itens baseados em suas propriedades intelectuais sejam retirados do sandbox, fazendo com que duas décadas de criações sejam apagadas do título. Uma pena.
Nova política de reembolso da Steam
Pra quem é usuário da Steam, vale a pena também ficar ligado nas mudanças realizadas nas diretrizes de reembolso da loja. A companhia agora limita o tempo de jogo disponível para reembolso em títulos com acesso avançado, quando usuários podem acessar um título antes do lançamento oficial.
BlizzCon cancelada
A BlizzCon, evento anual de games da Blizzard, foi cancelada. A empresa lançou um comunicado dizendo que pretende retornar com o evento no futuro, mas pretende seguir outros caminhos para anunciar novidades em 2024, como detalhes sobre o futuro de World of WarCraft, Overwatch 2 e a expansão de Diablo 4.
Classificados
💻A Epic Games liberou dois jogos grátis no PC! Os títulos da vez são Industria e Lisa: Definitive Edition, que podem ser resgatados sem custos até o dia 2 de maio.
💻Manor Lords pode ser comprado por R$ 67,49 no PC com o cupom MANOLORDE na Nuuvem! O jogo também está disponível no Xbox Game Pass.
🟢Além de Manor Lords, o Xbox Game Pass também recebeu Star Wars Jedi Survivor, via EA Play, e Another Crab’s Treasure, o souslike de caranguejo! Vale a pena conferir.
☢️A atualização grátis de nova geração para Fallout 4 já está disponível no PC e consoles. Enquanto o update acabou quebrando alguns mods no computador, o patch também traz alguns conteúdos novos para o game.
Lançamentos da semana
Depois de uma semana agitada, o mês de abril se despede com lançamentos tímidos, mas maio já começa com um indie bem interessante! Confira:
Tales from Candleforth (30/04) - PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Switch.
Braid: Anniversary Edition (30/04) - PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Switch.
Indika (02/05) - PC, PS5, Xbox Series S/X.
Você usa TikTok ou Instagram?
Se a resposta é sim, a dica é seguir o Mateus Mognon lá no Insta ou no TikTok! Ele ajuda aqui na construção do Jornal dos Jogos e tá levando alguns conteúdos para as redes sociais. Fica a dica para quem curte vídeos curtos.
E não esqueça de acompanhar o nosso perfil no Instagram também!
Mande um Pix pro Jornal!
Gostou do conteúdo? Faça como o nosso leitor Welber Batista e mande um Pix para o Jornal! Use o nosso e-mail como chave: pix@jornaldosjogos.com.br! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer aqui na newsletter 💌
F no chat pra The Crew