The Last of Us 2 chega em fevereiro e Joel não é o Tarcísio Meira
28 de setembro de 2019: dia em que uma onda de zumbis assolou Resident Evil 3, e fim da semana em que um apocalipse de informações sobre The Last of Us 2 tomou a internet. Tivemos uma nuvem de novidades sobre o jogo, inclusive Tarcísio Meira no papel de Joel. Mentira, isso não é verdade. Mas, que me desculpe Troy Baker, ia ser louco se fosse…
Além dos principais pontos para sobreviver a chegada de The Last of Us 2, a edição de hoje também destaca o sucesso do novo Mario Kart, traz informações sobre o xCloud e um jogo fofinho que pode irritar tanta gente quanto a Greta Thunberg.
Boa leitura!
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e dono do Guerreirinho, um cachorro muito fofo
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
The Naughty Dogs days are over
Todo mundo que sempre me pedia novidades de The Last of Us 2 pode comemorar: o blockbuster da Naughty Dog ganhou um novo trailer, data de lançamento e uma demo nesta semana. Quando você poderá jogar essa obra? 21 de fevereiro de 2020. Quando vai custar? Mais de 200 reais. Como vai estar seu coração depois do gameplay? Simplesmente despedaçado.
Qual a história?
O vídeo exibido para divulgar a data de lançamento do game mostra que Ellie, agora uma moça de 19 anos, está pistola com uma galera, possivelmente porque eles fizeram mal para a Dina, a dona de seu coração. Seguindo uma filosofia bem parecida com a de Joel no fim do primeiro jogo, a garota resolve descer a porrada em geral, e seu velho protetor, que agora parece um galã de terceira idade da Globo, vai ajudá-la a lidar com esse pepino.
E o gameplay?
Na parte de jogabilidade, a demonstração de Last of Us 2 disponibilizada de forma limitada para a imprensa revelou que teremos bastante ação, jogabilidade tática e sofrimento. Como o rolê do título é sobrevivência em um mundo onde tá todo mundo louco pra continuar vivo, você poderá ouvir os lamentos de amigos/familiares sempre que assassinar um inimigo. Até mesmo os cachorros vão te atacar para proteger o dono. Já na parte mais “The Walking Dead”, a principal novidade fica por conta dos trôpegos, uns monstros gigantões que explodem ao serem mortos.
Muito pano pra manga
Enquanto o lançamento da nova história de Ellie ainda vai demorar, temos tempo de sobra para criar hype, especular e criticar a Sony sobre o game. Pra começar, a empresa resolveu aumentar o preço do jogo, listado inicialmente na PS Store por R$ 199,90, para igualar o valor aos outros lançamentos exclusivos. É compreensível? Sim, mas não deixa de ser bad. Por outro lado, também temos incertezas que parecem promissoras: o multiplayer aparentemente foi descontinuado para a Naughty Dog dar atenção total à narrativa single-player, uma ótima notícia para a grande maioria dos fãs que curte a história. Ainda assim, o time pretende investir na ideia mais pra frente, o que deve dar uma sobrevida para a franquia.
Kojima intensifies
E já que o assunto é PlayStation, vamos falar também de Death Stranding: o jogo chegou na fase de desenvolvimento Gold e está pronto pra ser colocado na caixinha. A notícia chega depois de uma semana cheia de Hideo Kojima nas redes sociais: um tweet do desenvolvedor foi mal traduzido e gerou bastante rebuliço. A treta, porém, só se soma ao mar de declarações recentes da figura sobre a sua obra interativa transcendental e disruptiva, incluindo justificativas em relação ao crunch e diversão presente no game. Com tudo isso, parece que Death Stranding se torna mais legal sempre que ouvimos menos sobre o título. Vamos aguardar até 8 de novembro para ver o que está chegando por aí.
🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮
X-Nuvem
Indo para o lado verde da força, o próximo grande passo da Microsoft no mundo dos games é o serviço de streaming xCloud, e a chegada da tecnologia está cada vez mais próxima: a empresa revelou que o beta com a plataforma de transmissão vai acontecer a partir de outubro. O teste será aberto, mas infelizmente não estará disponível no Brasil. Ou seja, os interessados em jogar na nuvem do Xbox por aqui ainda precisam esperar.
Retorno inesperado
Além de estar trabalhando em Apex Legends e também no novo jogo de Star Wars, a Respawn também foi incumbida pela EA de reviver a clássica franquia Medal of Honor. The bad news? É em realidade virtual. Trazendo o sobrenome Above and Beyond, o título promete trazer o feeling de guerra antiga para o Oculus Rift em 2020, mas os gráficos não parecem lá essas coisas. Agora é esperar pra ver se rende.
Gosta de raposas?
Enquanto um bando de marmanjos pira o cabeção por causa de uma adolescente que reclama sobre o meio ambiente, o estúdio Herobeat quer trazer a discussão para o público gamer usando raposas. A publisher HandyGames, da gigante THQ Nordic, lançou o primeiro trailer de Endling, que te coloca pra controlar os membros mais charmosos da família Canidae em um mundo devastado pela poluição.
A empresa por trás do jogo aponta que 27% das espécies de animais do planeta estão ameaçadas de extinção, e o objetivo do game é te arremessar em um mundo em que as raposas fazem parte desse grupo. Além de sobreviver às consequências da devastação, também é necessário caçar para alimentar seus filhotes, encontrar locais seguros para evitar o homem e ensinar sua prole e se proteger contra os perigos da vida. A má notícia é que o título só chega em 2021 no PC e consoles. Mas, se tudo continuar do jeito que tá, possivelmente ainda teremos discussões calorosas sobre aquecimento global até lá.
Aprendendo com os erros
Depois de No Man’s Sky flopar no lançamento, Sean Murray e seu time da Hello Games conseguiram dar a volta por cima e o título se tornou bem jogável após receber uma série de atualizações. Ainda assim, o cara que lidera a equipe disse que nenhum desenvolvedor deve seguir o exemplo da empresa. Afinal, salvar um jogo decadente é muito bom, mas o ideal é que o game chegue ao mercado sem precisar ser salvo.
Hora de economizar!
- Ghost Recon: Breakpoint chega em outubro e quem está interessado no game pode experimentá-lo temporariamente no beta aberto, disponível até 29 de setembro no PC, PS4 e Xbox One;
- Na Epic Games Store, os jogos de graça desta semana são Metro 2033 Redux e Everithing, que quase concorreu ao Oscar (sim, é isso mesmo, a parada é louca);
- A THQ Nordic está fazendo uma bela promoção na Steam e jogos como Wreckfest e a franquia Darksiders estão com desconto. Quer descer a pancada ou bater em carros, então não perca essa;
- Na loja brasileira Nuuvem, os descontos mais legais ficam por conta da franquia Far Cry, que está com até 66% de corte no preço por tempo limitado;
- Já a publisher Devolver Digital está fazendo uma bela promoção na GOG com descontos de até 90%. Curte uns indies? Vale a pena conferir;
- Depois dessa chuva de descontos no PC, o PlayStation 4 tem duas promoções rolando na PS Store (essa e essa), enquanto o destaque do Xbox One fica por conta das novidades do Game Pass do PC, que recebeu Saints Row 4, Dirt Rally 2 e Cities: Skylines;
Em uma semana com Apple Arcade e Google Play Pass, a Nintendo resolveu lançar Mario Kart Tour no Android e iOS e, como esperado, o jogo é um sucesso. Uma pena que o olhar fatal de Luigi não está presente no game.
O jogo traz boa parte da galera da franquia do encanador bigodudo com o padrão de diversão e qualidade da Nintendo, o que rendeu bastante na semana de estreia. O título bateu recordes com seus 20 milhões de downloads em um dia e vale a pena demais dar uma olhada nessa parada, pelo menos no que está disponível de graça. Assim como qualquer investida mobile da Big N, Mario Kart Tour possui uma montanha de microtransações, mas a experiência free-to-play já garante uma boa dose de diversão.
Já que falamos de “estado decadente” e “ser salvo” por causa de No Man’s Sky, o indie desta semana é Lamplight City. Ojogo independente de investigação não teve problemas de lançamento e chegou ao mercado muito bem, obrigado. As bad vibes ficam para a história: você é um detetive que perde seu best friend durante um caso, e por causa disso fica numa fossa de tristeza imensa. Além disso, a obra da Grundislav Games também se passa em uma versão alternativa do mundo em que os Estados Unidos ainda são uma colônia britânica, o que dá um toque diferente para a ambientação.
O jogo te coloca para viver na pele o dia a dia do detetive Miles Fordham, que não só perdeu o amigo, mas é assombrado pelo fantasma de seu antigo parceiro de trabalho. O título possui gráficos bonitos, uma história que te permite escolher quem é culpado ou não AND tem uma bela animação de porta, como mostrado logo acima. Pra ajudar quem se interessou, o Lamplight City ainda custa menos de 30 conto na Steam. Uma ótima pedida pra quem curte uns CSI da vida.
Há 20 anos, o mundo ganhava mais uma grande obra que usava zumbis para dar aquele susto nos gamers: a Capcom lançou Resident Evil 3. O jogo protagonizado por Jill Valentine coloca o jogador para sobreviver em Raccoon City, mas, desta vez, traz um dos vilões mais icônicos da franquia e do mundo dos games: o nada amigável Nemesis.
A história, inclusive, começa justamente em 28 de setembro, quando a protagonista acorda na cidade tomada por monstros e começa sua luta para se manter viva. Depois do sucesso de Resident Evil 2 Remake, esperamos que a ideia de trazer mais um jogo da franquia à vida na geração atual também esteja viva. Afinal, fugir do Nemesis com gráficos de alta qualidade faria até eu, o jogador mais cagão do jornalismo brasileiro, deixar o medo de lado e reviver esse belo game.
Tweet da semana
Se essa imagem já é boa sem contexto, reserve uma horinha do seu fim de semana para descobrir de onde ela veio.
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)