7 tendências do mundo gamer para ficar de olho em 2025 - Especial do Jornal
Para celebrar o ano novo, vamos tentar adivinhar quais serão os destaques do mundo dos jogos em 2025? Vem com a gente conferir o que será tendência nos games
O ano de 2025 finalmente chegou e promete ser lendário no mundo dos games. Sério, eu não estou exagerando: após muitas demissões e decepções em 2024, a tendência é que os próximos 12 meses sejam bastante marcantes no mercado de jogos.
Para celebrar a chegada desse novo ano, a equipe do Jornal dos Jogos traz hoje um especial ousado, mas esperado: vamos tentar adivinhar quais serão as principais tendências do mercado de games em 2025. Assim como em anos anteriores, os nossos chutes são baseados em pesquisas e padrões de mercado, que normalmente são visíveis dentro da nossa cobertura semanal de notícias por aqui.
E aí, preparado para a seleção de tendências gamers de 2025? Nossa dica: salve esse post aqui e volte no fim do ano para ver o que realmente aconteceu!
1. GTA 6 vai marcar o ano de 2025, sendo lançado ou não 🚓
Já vamos começar a lista com o elefante na sala: Grand Theft Auto 6. O jogo da Rockstar Games está previsto para chegar no segundo semestre de 2025, mas só recebeu um trailer até agora. Enquanto a chegada do game este ano ainda parece incerta, dado o tamanho do escopo do projeto, podemos afirmar: o título vai marcar os próximos 12 meses, seja lançado ou não.
Além de termos mais um ano com muitos rumores sobre GTA 6, diversas publishers estão evitando cravar datas de lançamento para seus games para evitar a janela de chegada do blockbuster da Rockstar. Ou seja, mesmo que o título não dê as caras em 2025, seu impacto na indústria já é notável.
E caso a Rockstar realmente consiga lançar GTA 6 em 2025, podemos esperar um ano com números pomposos para a indústria gamer. Afinal, o título anterior da franquia, Grand Theft Auto V, é simplesmente o produto de entretenimento que vendeu mais rápido na história, alcançando US$ 1 bilhão de receita em três dias.
2. Nintendo Switch 2 pode chegar dominando o mercado 🔴
Falando em números gigantes de vendas, quem também pode ser um sucesso comercial absoluto é o Nintendo Switch 2. Tema de muitos rumores e vazamentos, o novo console híbrido da Big N deve chegar ainda no primeiro trimestre de 2025 e ganhar a atenção do público.
O modelo deve chegar como um sucessor direto do Switch atual, que é um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, incluindo retrocompatibilidade e melhorias no hardware. Esses aprimoramentos, inclusive, podem incluir até mesmo o DLSS, tecnologia de refinamento de imagem e upscaling com inteligência artificial da Nvidia.
Se o console repetir a fórmula de sucesso do Switch e chegar com melhorias que compensam o preço, possivelmente teremos um dispositivo capaz de ser uma grande pedra no sapato de Sony e Microsoft. Afinal, enquanto a Nintendo já possui uma base sólida de fãs e usuários com suas franquias icônicas, um pacote de novidades interessante pode fazer o Switch 2 roubar ainda mais consumidores da concorrência.
3. Portáteis devem ganhar ainda mais espaço no mercado 🎮
A concorrência no mercado de consoles portáteis também deve ser uma tendência em 2025. Além de o Switch 2 aquecer esse mercado, diversas fabricantes estão de olho no interesse do público por dispositivos focados em games que podem ser levados de um lado para o outro.
Enquanto a Valve se tornou referência nos “PCs portáteis” com o Steam Deck, empresas como Asus e MSI já seguiram esse bonde e devem ampliar seus investimentos em produtos do tipo. Com essa concorrência acirrada, a tendência é que os preços também fiquem mais interessantes, tornando esses aparelhos mais atraentes para o consumidor.
Phil Spencer, comandante da Xbox, também já confirmou que a marca está trabalhando em um dispositivo portátil para o ecossistema gamer da Microsoft. Além disso, rumores também apontam que a PlayStation estuda lançar futuramente um console de mão que consegue rodar títulos do PS5. Ou seja, o ano de 2025 pode consolidar, de vez, os portáteis como um campo de guerra para as principais marcas de games, o que é ótimo para os consumidores.
4. Hardwares de ponta seguirão evoluindo e recebendo IA 🤖
Enquanto os portáteis devem ganhar mais espaço durante o ano de 2025, a tendência é que os hardwares também não parem de receber saltos tecnológicos. No mercado de PCs, companhias como Nvidia, Intel e AMD devem seguir firme no investimento de novas tecnologias, empurrando os limites dos computadores.
Agora em janeiro, a Nvidia deve lançar sua nova linha de placas de vídeo da série GeForce RTX, que já se destaca atualmente pelo uso de inteligência artificial em funções como o upscaling do DLSS e no uso de Ray Tracing. A AMD, principal rival da marca, deve seguir um caminho similar, com a tecnologia FSR finalmente ganhando capacidades de IA para aprimoramento de jogos.
O uso de inteligência artificial em soluções como essas permitirão, em um futuro próximo, que placas de vídeo intermediárias e até de entrada rodem jogos em melhor qualidade no PC sem tanto esforço. E como o PSSR do PS5 prova, essa evolução deve até mesmo ser benéfica para as próximas gerações de consoles.
5. Xbox deve se tornar ainda mais multiplataforma 🟩
O ano de 2025 também deve consolidar, de vez, a Xbox como uma empresa de jogos multiplataforma. A companhia começou a acabar com a exclusividade de alguns títulos e lançá-los no PS5 e no Switch em 2024, e isso deve continuar nos próximos meses.
Além de Indiana Jones, que já está confirmado para o PS5, a empresa também lançará games como DOOM: The Dark Ages e The Outer Worlds 2 na plataforma da Sony. O grande “pulo do gato”, no entanto, é que esses títulos também chegam diretamente ao Xbox Game Pass, dando valor para a assinatura da marca.
O movimento aqui é claro: como o PlayStation e a Nintendo possuem uma grande base de usuários, vender os jogos em suas plataformas pode garantir uma forma rápida de angariar recursos para cobrir o desenvolvimento cada vez mais caro de jogos AAA. Porém, com o lançamento direto no Game Pass, a empresa também consegue alimentar seu principal serviço.
A prova de que essa estratégia pode dar certo é o recente Call of Duty Black Ops 6. O jogo chegou diretamente no Game Pass e impulsionou as assinaturas do serviço, segundo a Microsoft. Ainda assim, o título também foi um sucesso em vendas, com 60% mais cópias comercializadas no PC e PS5 em comparação ao jogo anterior da franquia.
Inclusive, como uma própria campanha da Microsoft evidencia, a tendência é que a empresa também siga investindo no Game Pass além dos consoles Xbox. Com isso, certamente veremos reforços para o serviço no PC, celulares e também na versão em nuvem, disponível até em Smart TVs. Com essa expansão, seria interessante ver a empresa investindo em mais serviços para cloud e, quem sabe, um plano focado nos jogos em nuvem com um valor mais acessível.
6. PlayStation pode seguir em sua “crise de identidade” 🔷
No lado azul da força, o ano de 2025 pode ser marcado por uma “crise de identidade”. A PlayStation ainda possui jogos online em produção e que devem ser lançados nos próximos meses e anos, incluindo projetos como Marathon e FAIRGAME$. Porém, a companhia deve ser mais cautelosa em sua estratégia de “games como serviço” após o fracasso de Concord, mas não deve pisar tanto no freio por causa do sucesso de Helldivers 2.
Além disso, 2024 terminou com a Sony ganhando o prêmio de jogo do ano no The Game Awards com Astro Bot, um jogo single-player, e apresentando Intergalactic, o novo título da Naugthy Dog, criadora de The Last of Us. Ainda este ano, a companhia também lança Ghost of Yotei, uma nova superprodução focada no gameplay solo.
Com isso em mente, o ano de 2025 pode ser crucial para a empresa decidir seus futuros investimentos. Meu chute é que, a partir de agora, as coisas devem ficar mais equilibradas: a companhia possui sinais claros do interesse do público em experiências cinematográficas e single-player, mas também deve seguir investindo no online, mas sem gastar tanta grana com ocorreu com Concord, que teria custado cerca de US$ 200 milhões.
7. Gigantes seguirão em crise, mas a indústria deve se reerguer das demissões 💹
Por fim, 2025 também deve ser o “aftermath” da crise que assolou os games nos últimos dois anos, gerando milhares de demissões: ao todo, mais de 15 mil pessoas perderam emprego na indústria de games nos últimos 12 meses. A tendência é que empresas de grande porte como Ubisoft, EA Games e Warner sigam ajustando seus ponteiros, o que pode render ainda mais cortes e investimentos em projetos “certeiros”, sem muitos riscos.
Além disso, com tantos desenvolvedores talentosos no mercado, vejo uma abertura para o surgimento de mais estúdios independentes que podem investir em projetos de médio orçamento, os famosos “jogos AA”. Esses títulos costumam chamar a atenção de gigantes como PlayStation e Xbox, ganhando contratos de exclusividade e de divulgação, o que normalmente se converte em preços mais acessíveis e implementação de recursos como dublagem em português brasileiro.
Caso esses títulos ganhem mais espaço, a tendência é que os jogos fiquem até mais baratos. Split Fiction, o novo jogo dos criadores de It Takes Two, chegará custando R$ 250 no Xbox, sendo um bom exemplo desse tipo de projeto. Projetos independentes menores também podem se tornar atrativos para assinaturas como PS Plus e Xbox Game Pass, como já ocorre atualmente, garantindo ainda mais divulgação para um grande público.
No entanto, tudo que foi dito acima são apenas projeções. O mercado de games é bastante imprevisível, então muita coisa pode mudar até o fim de 2025. E aí, quais são as suas apostas para este ano no mundo dos jogos? Comente no Substack do Jornal dos Jogos, vote nas esquetes e vamos ver, em dezembro, o que realmente aconteceu!
A equipe do Jornal dos Jogos deseja um ótimo 2025 para todos os leitores, jogadores e desenvolvedores que nos acompanham. Que o ano novo seja repleto de vitórias para todos nós 🎮
Apoie o Jornal dos Jogos em 2025! 📰
Gostou do conteúdo? Faça como os nossos leitores Jean Poffo, Welber Batista, Edu Fonseca e outros apoiadores: mande um Pix para o Jornal e ajude nosso projeto a continuar existindo! Qualquer valor já é útil, basta usar o nosso e-mail como chave: pix@jornaldosjogos.com.br! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer aqui na newsletter 💌