GTA 6 é adiado pela Rockstar, mas isso é uma ótima notícia
O aguardado game da franquia Grand Theft Auto chega só no final de 2026, e você deveria estar celebrando esta notícia
A novela de Grand Theft Auto VI acaba de ganhar mais um capítulo, e não é o último episódio, pode apostar. A Rockstar Games anunciou que o jogo mais esperado da década agora chega em 19 de novembro de 2026 — um belo salto em relação à janela anterior, prevista para maio.
Ou seja, teremos mais um aninho de espera até pisarmos de novo nas ruas ensolaradas de Vice City. A justificativa é aquela de sempre: “tempo extra para mais polimento”. No entanto, a situação pode ser um pouco mais profunda que a própria complexidade desse blockbuster dos games.
Claro que, pra muita gente, o anúncio bateu como um soco no fígado (ou no bolso, pra quem já planejava férias pro lançamento). Mas calma: o adiamento de GTA 6 pode ser a melhor coisa que poderia ter acontecido — pra Rockstar, pros devs e até pra gente, os ansiosos de plantão. Vamos entender por quê nessa ediçãozinha extra do Jornal.
Segundo adiamento, mesma história
Essa é a segunda vez que GTA 6 é adiado, o que já virou uma tradição tão comum quanto os memes de “GTA 6 confirmado!”. Se a promessa inicial da empresa fosse cumprida, nós possivelmente estaríamos jogando o título agora mesmo.
Assim como antes, a Rockstar justificou a decisão com o clássico “precisamos de mais tempo para entregar o jogo que vocês merecem”. Segundo a empresa, esses meses extras vão garantir o nível de qualidade e polimento que os fãs esperam — e, honestamente, ninguém quer um lançamento bugado de um jogo que levou mais de uma década pra sair, né?
O comunicado oficial ainda reforça o entusiasmo da equipe com a “imensidão do estado de Leonida” e o “retorno à Vice City moderna”. Em outras palavras: o mapa vai ser gigante, as expectativas continuam altas, e a promessa é de uma experiência que vai redefinir o gênero.
A situação rendeu uma série de memes nas redes sociais, pois a ansiedade da galera pelo jogo está nas alturas. Até mesmo o social media da CD Projekt Red resolveu entrar na brincadeira, lembrando um tweet icônico de Cyberpunk 2077.
Só que por trás desse discurso diplomático e de toda a brincadeira, há outro fator importante. Existe uma história que não está no press release, mas que pode explicar muito sobre o momento delicado dentro da Rockstar.
Treta nos bastidores inclui demissões, vazamentos e... sindicato?
Pouco antes do adiamento, a Rockstar se envolveu em uma polêmica feia envolvendo demissões em massa. Mais de 30 funcionários foram dispensados, e aí começou o bate-boca: o sindicato britânico Independent Workers’ Union of Great Britain acusou a empresa de retaliação por conversas sobre sindicalização, enquanto a Rockstar afirma que os desligamentos aconteceram por “vazamentos em um servidor do Discord”.
Em resumo: de um lado, a Rockstar diz que os funcionários divulgaram informações confidenciais sobre GTA 6. Do outro, o sindicato garante que o grupo só estava discutindo questões trabalhistas. A situação virou um “disse me disse” digno de missão do Trevor.
E como ninguém sabe ao certo quem está falando a verdade, o clima nos bastidores ficou mais tenso que perseguição de cinco estrelas. Um suposto funcionário demitido, em um fórum da franquia, disse que a moral dentro do estúdio está mais baixa do que nunca depois de toda essa treta.
“Para nós, do sindicato, toda a ambição era tornar a Rockstar um lugar mais feliz, justo, seguro e equitativo. O que aconteceu demonstra claramente que nos importamos mais com o bem-estar dos nossos colegas na Rockstar do que a própria empresa”, diz o relato publicado no GTA Foruns.
Independente de quem esteja falando a verdade, uma coisa é certa: claramente algo está bagunçado dentro da Rockstar.
Para um estúdio tentando finalizar o maior jogo da sua história, essa turbulência interna é o tipo de coisa que pode atrasar — e muito — o desenvolvimento. Nesse cenário, um adiamento não é só compreensível: é necessário pra esfriar a cabeça, reorganizar as equipes e garantir que GTA 6 não vire sinônimo de crise trabalhista — principalmente após os relatos de crunch no pré-lançamento de Red Dead 2.
Afinal, independente de quem esteja falando a verdade, uma coisa é certa: claramente algo está bagunçado dentro da Rockstar. Sem informações internas, não dá pra cravar se a empresa está realmente lutando contra um movimento de funcionários ou se empregados estavam vazando informações. No entanto, uma coisa é certa: em ambos os casos, tem polêmica rolando, e isso não é nada bom.
Adiamento também é ótimo para você, gamer
Além de dar tempo para o estúdio lidar com tretas trabalhistas e polir melhor o jogo, outro motivo pelo qual o adiamento é positivo é a sua agenda. 2025 já está cheio de ótimos jogos, e o afastamento da data de GTA 6 pode abrir espaço para essas pérolas.
Neste fim de semana, por exemplo, Kingdom Come Deliverance 2 pode ser jogado de graça no PC e Xbox — uma ótima chance para conhecer um dos melhores RPGs do ano. Na Steam, o multiplayer Peak está custando menos de R$ 15 e é uma ótima pedida para jogar com os amigos, principalmente após receber uma grande atualização grátis.
E tem muito mais:
Os fãs de tiro estão bem servidos com grandes lançamentos como ARC Raiders e Battlefield 6, enquanto Call of Duty Black Ops 7 está na esquina.
Monster Hunter Wilds, Final Fantasy Tactics e Clair Obscur: Expedition 33 são apenas alguns dos RPGs incríveis que também chegaram este ano, e já estão aparecendo em promoções com valores mais atraentes.
O cenário de jogos indies também segue fervilhando de grandes jogos, desde títulos de grande porte, como Silksong e Blue Prince, até projetos menores muito promissores, como Despelote e Consume Me, que tão fazendo sucesso aqui em casa.
Até mesmo os fãs de narrativa e escolhas foram presenteados com grandes títulos em 2025, como o emocionante Lost Records e o divertido Dispatch, que ainda está recebendo episódios.
Existe tanta opção boa de jogo que chegou em 2025 e talvez você nem saiba. Porque sejamos sinceros: quando a Rockstar lança um trailer ou qualquer pista de GTA 6, o resto da indústria pausa pra assistir, e isso acaba prejudicando a divulgação de muitos projetos.
Um alívio para o começo de 2026
E esse tempo a mais de espera também será ótimo para muitos projetos aguardados em 2026. A começar por Marvel’s Wolverine, exclusivo do PS5 que promete o mesmo padrão cinematográfico de Spider-Man 2 e chega no começo do ano que vem.
Além dele, a Microsoft lançará Forza Horizon 6, que já anda acelerando nos bastidores. E claro, há também projetos como Crimson Desert, o novo Onimusha e o aguardado OD de Hideo Kojima. Toda essa galera tem o ano todo para brilhar enquanto geral espera por GTA 5.
O adiamento, portanto, não atrasa o sucesso — só garante que ele venha na hora certa. E considerando o histórico da Rockstar, é seguro dizer que a espera vai valer cada segundo.
Agora, resta aguardar e torcer para que esse tempo extra sirva não apenas para a empresa polir cada pixel do jogo, mas também organizar a própria casa. Assim, GTA 6 chegará com a qualidade esperada, e também sem maltratar nenhum dev no processo.
Conheça a loja do Jornal dos Jogos!
Gostou da edição de hoje? Então considere apoiar o nosso projeto! Você pode virar um apoiador premium pagando apenas R$ 5 mensais e garantir que o nosso projeto siga existindo.
Além disso, também é possível ajudar a newsletter comprando na loja do Jornal dos Jogos. Você pode adquirir diversos produtos com estampas exclusivas de games, incluindo camisetas, bottons, pôsteres e canecas.
Por tempo limitado, use o cupom GTAADIADO para garantir 10% de desconto em qualquer produto da loja, incluindo itens de Hollow Knight Silksong, Death Stranding 2, The Witcher, Stardew Valley e Ghost of Yotei.





