GTA 6 sem mídia física, Xbox morrendo e novo jogo de The Witcher
A edição de hoje também conta com a censura da Nintendo, o lançamento de Highguard e uma IA do Google que está causando altas confusões no mercado
Como dizia o clone de papel de Razputin Aquato em Psychonauts 2: Another day, another dollar. Após um janeiro com milhares de dias, o mês de fevereiro finalmente está entre nós, e o clima de Carnaval não pegou o Jornal dos Jogos.
Nós seguimos trabalhando firme e, na edição de hoje, trazemos um resumão com grandes notícias do mundo dos games. Tem novidade de GTA 6, problemas no Xbox e até uma IA do Google que fez muita empresa tremer na base.
Preparado para mais um resumão de notícias de jogos? Pegue sua caneca de GTA com um café quentinho e tenha uma ótima leitura! 📰🎮
O que tem pra hoje no Jornal dos Jogos?
GTA 6 podendo chegar sem mídia física no lançamento
Queda na receita do Xbox e desinteresse de desenvolvedores
Nova IA do Google causando pânico no mercado de games
Nintendo censurando jogo no Switch
Highguard flopando e mudando às pressas
Anúncio de Reigns: The Witcher para celular
Atualizações sobre o novo jogo do criador de Stardew Valley
GTA 6 pode ser lançado sem mídia física, e a culpa é dos vazamentos
A desenvolvedora Rockstar segue quietinha sobre GTA 6, mas os rumores envolvendo o jogo não param de aparecer. A bola da vez? Parece que o game não será lançado com mídia física, impedindo imagens históricas com um monte de gente madrugando na fila para obter uma cópia.
Segundo as especulações que começaram lá na Europa, a Rockstar pode evitar o lançamento da mídia física de GTA 6 em 19 de novembro e deixar os discos somente para 2027 — isso, claro, se o jogo como um todo não for adiado.
Além de cortar gastos, o atraso da mídia física faria parte de uma estratégia, do grego strateegia, para evitar vazamentos. Ao lançar o jogo somente na PlayStation e Xbox Store, a Rockstar teria total controle da distribuição.
Alguns fãs já teriam usado drones e até tentado invadir a Rockstar Games usando identidades falsas para ver GTA 6 antes da hora. Com isso em mente, se uma pilha de cópias físicas do jogo aparecesse em um almoxarifado, não seria difícil para um fã maluco invadir o local e levar uma cópia para casa antes da hora.
Como de costume, todas as informações devem ser tratadas como rumores, já que tudo que a Rockstar anunciou oficialmente na semana passada foi uma atualização de GTA Online. Ainda assim, os motivos para a empresa adiar a mídia física, definitivamente, existem.
Desenvolvedores estão deixando o Xbox, que teve queda na receita
O mês de fevereiro também começa com uma notícia tradicional aqui no Jornal dos Jogos: o Xbox “morrendo”. No entanto, desta vez, a preocupação chega em dose dupla.
A Microsoft anunciou seus resultados financeiros e o Xbox registrou queda no último trimestre, que contou com o lançamento do gigantesco Black Ops 7. Pois é, mesmo com um novo COD e festas de fim de ano, a divisão de conteúdo caiu 5%, enquanto a receita com a venda de consoles despencou 32%.
Com esses números, a divisão de jogos como um todo teve um recuo de 9% no trimestre, enquanto setores como nuvem e IA subiram na Microsoft. Ou seja, a expectativa é que a empresa continue despriorizando seu console e tomando atitudes duvidosas com games, o que pode piorar o cenário ainda mais durante o ano.
E sabe o que é pior? A instabilidade da marca também começou a respingar na confiança dos desenvolvedores. Segundo a pesquisa da GDC com mais de 2 mil devs, apenas 20% disse ter interesse em fazer jogos para o Xbox Series S e X — metade do número do PS5 e Nintendo Switch 2.
No fim das contas, toda a queda tem apenas uma grande culpada: a própria Microsoft, que reduziu os estoques dos consoles globalmente e está perdida em com seu portfólio de games. Resta agora torcer para que a empresa não realize mais demissões e cancele projetos promissores.
Nova IA do Google faz mercado de games despencar
Além do Xbox decepcionar no trimestre, diversos estúdios de games sofreram quedas no preço de suas ações na sexta-feira (30), após o Google apresentar uma inteligência artificial que faz games. Chamada de Genie 3, a solução promete ajudar a criar jogos realistas rapidinho, o que afetou a mente de muitos investidores.
Enquanto a solução ainda está se desenvolvendo e nem é mesmo 100% voltada para jogos, muita gente acha que a ferramenta vai ajudar a substituir soluções (e empregos) em grandes estúdios, o que causou o crash que afetou Take-Two, CD Projekt Red e mais empresas. No entanto, o próprio Google vê que a IA possui limitações e ainda não está pronta para causar tanto alvoroço, como falamos nesse especialzinho aqui embaixo.
Dispatch recebe censura no Switch e rende polêmica
Quem também gerou controvérsia foi a Nintendo. O jogo narrativo Dispatch chegou ao Switch 1 e 2 com censura obrigatória em cenas de nudez, algo que é opcional em outras plataformas. A empresa lançou um comunicado dizendo que não altera o conteúdo dos games em suas plataformas, mas informa os estúdios sobre classificações indicativas.
Ou seja, claramente o estúdio Adhoc tremeu na base e preferiu esconder as safadezas pra não tomar bronca da Big N. Felizmente, as duas partes estão em contato para resolver a situação e permitir que as partes íntimas digitais envolvidas fiquem livres das tarjas pretas obrigatórias.
Highguard é lançado, flopa e recebe mudanças
Depois de muito mistério, Highguard foi lançado na semana passada e também gerou uma bela dose de polêmicas. O jogo revelado no The Game Awards foi lançado de graça e recebeu uma bela dose de críticas negativas na Steam por causa de problemas técnicos e seu gameplay, que traz apenas duas equipes de três pessoas em um mapa gigantesco.
Apesar de o estúdio defender as partidas em trios, a recepção foi tão negativa que eles liberaram um modo 5 contra 5 durante o fim de semana. Ainda assim, o título segue com reviews nada boas na plataforma, mantendo cerca de 10 mil jogadores simultâneos — bem abaixo do pico inicial de 100 mil cabeças.
Novo jogo de The Witcher é anunciado e chega neste mês
E para terminar o resumão com notícia boa, uma grande novidade para os fãs de Geralt de Rivia. A CD Projekt Red se uniu com a Devolver Digital para lançar Reigns: The Witcher, um novo jogo narrativo em que você precisa manter o caçador de monstros vivo enquanto faz escolhas. O título faz parte de uma franquia bem divertida e chega em 25 de fevereiro no Android e iOS.
Frase da semana
“Eu não vou abandonar Haunted Chocolatier”
A frase da vez é de Eric “ConcernedApe” Barone, o criador de Stardew Valley e desenvolvedor de Haunted Chocolatier. Enquanto o jogo de fazendinha segue recebendo atualizações, o projeto inédito, anunciado em 2021, ficou meio esquecido no churrasco.
Em um grande post no site do jogo, o desenvolvedor garantiu que o projeto segue em desenvolvimento e até compartilhou novas imagens, além de desbancar rumores sobre o projeto. Barone disse que está sendo produtivo na concepção do game, mas que o título ainda vai demorar e será lançado “quando estiver pronto”, sem um data definida. Se viver tão bom quanto Stardew Valley, com certeza a espera valerá a pena.
Confira no site📰
Review - ROG Xbox Ally X expõe os limites da acessibilidade em hardware e software
Novidades- Lançamentos de fevereiro de 2026 nos games! Veja lista completa
Saiba mais - O que esperar do Capítulo 5 de Poppy Playtime? Saiba tudo sobre o game
Tudo sobre - Crimson Desert: Veja Preço, requisitos e onde jogar o ambicioso RPG da Pearl Abyss
Lançamentos da semana
A primeira semana de fevereiro começa tímida, mas já mostra que o mês promete ser insano. Enquanto jogos como Resident Evil Requiem só chegam no final do mês, grandes estreias como Nioh 3 já começam a dar as caras.
Aces of Thunder (03/02) – PC e PlayStation 5;
PUBG: BLINDSPOT (05/02) – Acesso Antecipado) – PC;
Dragon Quest VII Reimagined (05/02) – PC, PlayStation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch 1 e 2;
Nioh 3 (06/02) – PC e PlayStation 5;
Classificados💰
💻A Epic Games liberou dois jogos grátis até quinta-feira, 5 de fevereiro. Definitely Not Fried Chicken está sem custos no PC, enquanto Faily Brakes 2 está com 100% de desconto no Android.
💻Team Fortress 2 Classified, um novo mod grátis que revive o icônico jogo multiplayer de PC, já está disponível para baixar — e com reviews muito positivas. Confira mais detalhes e jogue sem custos aqui.
💻Pra quem gosta de jogo indie, VOID Diver é um título bonitinho e cheio de ação que ganhou uma demonstração grátis no PC. Você pode baixar na faixa pela Steam.
💻E se você gosta de games multiplayer, Delivery & Beyond é um jogo coop para até cinco pessoas disponível sem custos na Steam e com algumas avaliações positivas. Baixe aqui.
🟢A Microsoft ainda não anunciou os jogos de fevereiro do Xbox Game Pass, mas já temos grandes títulos confirmados no serviço, incluindo High On Life 2 e INDIKA. Confira os jogos chegando no serviço aqui.
🔵Por outro lado, os jogos de fevereiro da PS Plus Essential já foram revelados: Undisputed, Ace Combat 7, Ultros e Subnautica Below Zero. Saiba mais detalhes aqui.
🔴Em busca de jogos coop no Switch? Overcooked 2 está saindo por apenas R$ 23,11 atualmente, enquanto Cult of The Lamb pode ser comprado por R$ 29,59.
💰Os jogos do Amazon Prime Gaming/Luna de fevereiro ainda não foram anunciados, mas toda a leva de janeiro já está disponível. Assine por 30 dias grátis e confira a lista completa aqui.
Loja do Jornal dos Jogos possui itens de GTA, The Witcher e mais jogos
Você sabia que o Jornal dos Jogos possui uma loja? Você pode comprar produtos de seu jogos favoritos e ajudar nosso projeto, incluindo canecas, camisetas, bottons e até ecobags. A lista de games contemplados inclui:
Por tempo limitado, use o cupom LUCY8 para obter 8% de desconto em qualquer produto da loja! Além disso, membros premium da nossa newsletter recebem 20% de desconto com um cupom exclusivo, é só assinar e pedir na DM.
Assine o Jornal dos Jogos e ajude nosso projeto
Gostou da edição de hoje do Jornal dos Jogos? Então assine a nossa versão premium e ajude nosso projeto a crescer cada vez mais! O plano custa apenas R$ 5 mensais, ou apenas R$ 50 por ano, e inclui muito conteúdo extra além do resumão semanal!
Todo conteúdo sem anúncios no Substack e no e-mail 🗞️
Uma edição extra (ou até mais) para assinantes por semana, incluindo reviews e posts longos desdobrando notícias importantes 🎮
Pôsteres inspirados em games e acesso à galeria de artes para colorir no estilo Bobbie Goods, para você reduzir o tempo de tela (ou dar de presente pra um sobrinho).
Desconto de 20% na loja do Jornal dos Jogos!
Sorteio de final de ano para os apoiadores premium ❤️
Caso não queira ajudar com assinatura no Substack, que tal lançar um Pix para o Jornal? Qualquer valor já é útil, basta usar o nosso e-mail como chave: pix@jornaldosjogos.com.br! Obrigado por tudo e até mais! 🎮
Responda a pesquisa do Jornal!
Antes de ir embora, responda nossas pesquisas para ajudar o nosso veículo a evoluir! É bem rapidinho:
Pesquisa de novos conteúdos - Responda cinco perguntinhas aqui.
Pesquisa de público - Responda sete perguntinhas aqui.






