Kojima no Brasil, Remaster de Red Dead 2, PS6 e sucessor do Xbox Series X
A edição de hoje do Jornal dos Jogos foi KOJIMADA! Confira as novidades da semana direto de Santa Catarina, pois não fomos na BGS 2025.
Enquanto a edição da semana passada do Jornal dos Jogos foi canônica por causa de grandes acontecimentos, hoje chegamos com mais leveza. A Brasil Game Show aconteceu em São Paulo com Hideo Kojima roubando a cena, mas não para por aí.
A edição de hoje também está repleta de rumores pesados sobre o futuro da indústria. Preparado para mais um resumão? Então pegue seu café com DOOM Pai, tenha uma boa leitura e até mais! 🎮📰
O que tem pra hoje no Jornal dos Jogos?
Kojima no Brasil
Nintendo fala sobre preços altos no Brasil
Novo Xbox e PS6 previstos para 2027
Red Dead 2 Remaster pode estar chegando
Battlefield 6 estreia com grande público
Ubisoft apresenta jogo brasileiro
Avatar Legends ganha jogo de luta em 2026
Xbox vs Procon
Keeper e mais lançamentos da semana
Coluna de acessibilidade com dica para devs
Kojima rende muitos memes no Brasil
A Brasil Game Show aconteceu no último fim de semana e contou com a presença de diversas figuras icônicas dos jogos. Os destaques ficaram para Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy, Yoko Shimomura, compositora de Kingdom Hearts, e Hideo Kojima, o homem por trás de Death Stranding.
A visita do Kojimão foi um show à parte do início ao fim:
Ele visitou o Beco do Batman em São Paulo, comeu churrasco e tomou caipirinha, o que rendeu medo envolvendo drinks contaminados.
Felizmente o homem sobreviveu à noite paulista e participou da Brasil Game Show no sábado, onde esteve na abertura e ganhou um bolo muito realista com seu rosto.
Durante a tarde, ele participou de um Meet & Greet e tirou fotos com fãs, mas rolou polêmica: as pulseiras para participar do encontro foram distribuídas antes mesmo do evento começar, o que rendeu muita reclamação nas redes sociais.
Quem tirou foto com o Kojimão também sofreu com limitações: não era permitido solicitar autógrafos e nem chegar muito perto dele, de acordo com os seguranças.
No domingo (11), Kojima foi jurado no concurso de cosplay e também conheceu seu sósia brasileiro, o que rendeu mais uma onda de memes nas redes sociais.
Durante toda a visita, Hideo Kojima não economizou nas postagens em redes sociais demonstrando seu amor pelos fãs brasileiros e pelo país. Com isso, dá até pra sonhar que o Brasil apareça em um possível Death Stranding 3. Seria bem maneiro, né?!
Aproveite e confira nossa review: Deixe os achismos de lado e dê uma chance para Death Stranding 2.
Nintendo fala sobre preços altos no Brasil
Enquanto a BGS teve várias polêmicas, uma empresa se saiu muito bem no evento: a Nintendo. A gigante japonesa participou da feira com um estande gigante com vários games do Switch 2, muitos brindes e, claro, declarações para o público brasileiro.
A companhia lançou uma campanha focada no mercado brasileiro e disse que valoriza muito os consumidores daqui. Em entrevista ao Voxel, também rolou uma declaração sobre os altos preços dos games da marca no país.
Pilar Pueblita, gerente de relações públicas da Nintendo na América Latina, explicou que os preços “são multifatoriais” (palavrinha bonita pra dizer “tem muita coisa envolvida aí”). Segundo ela, a empresa sabe das reclamações, mas não tem planos imediatos de mudança. Ainda assim, Pilar garantiu que o Brasil é prioridade: “é provavelmente a maior oportunidade que a Nintendo tem na América do Sul”.
Novo Xbox pode chegar em 2027 com chip “Zen”
Depois de muita polêmica na semana passada, a Microsoft entra no resumo de hoje com um rumorzão. Parece que a nova geração do Xbox já está no forno — e o cheirinho de chip novo tá no ar!
Segundo o informante Moore’s Law is Dead, a Microsoft estaria mirando 2027 como o ano de lançamento do seu próximo console, mantendo o mesmo intervalo de sete anos entre gerações.
O rumor indica que a empresa já conversa com parceiros sobre o novo hardware, que promete ser uma baita evolução sobre os atuais Series X|S.
O suposto console usaria o chip “Magnus”, com arquitetura Zen 6 da AMD, trazendo até 48 GB de memória GDDR7 e uma GPU RDNA 5 com 68 unidades computacionais.
Enquanto isso, o Game Pass continua com o seu reajuste de preço valendo no Brasil. Ou seja, talvez a Microsoft precise de um modo “Zen” também pros nossos bolsos.
PS6 também vem aí — e 2027 promete ser o ano da treta dos consoles
Se o novo Xbox já está esquentando os motores, a Sony não vai ficar de fora da corrida. Segundo o insider KeplerL2, o PlayStation 6 também tem lançamento previsto para 2027, com fabricação programada para começar em meados desse mesmo ano.
O vazamento, publicado no fórum NeoGAF, reforça rumores antigos e até bate com informações do próprio Mark Cerny, da PlayStation.
O arquiteto do PS5 recentemente comentou estar empolgado com “um futuro console em alguns anos” — sem citar nomes, mas a dica foi mais direta que o Kratos chamando o Atreus de “garoto”.
Isso significa que Xbox e PlayStation podem bater de frente novamente no mesmo ano, repetindo a clássica guerra de gerações — e preparando o terreno para uma nova leva de comparações, memes e discussões acaloradas sobre quem tem o melhor SSD.
Por enquanto, os dois lados ainda estão no “modo rumor”, mas 2027 já pinta como o ano em que nossos bolsos vão entrar oficialmente em modo game over. Ou seja, já vale começar a poupança ou abrir o caixinha do Nubank e se preparar para a facada daqui dois anos.
Red Dead 2 Remaster pode estar chegando
E já que estamos falando de rumores, temos um para os fãs da Rockstar Parece que Arthur Morgan pode estar voltando para o Velho Oeste da nova geração.
Rumores indicam que um remaster de Red Dead Redemption 2 está em desenvolvimento para PS5, Xbox Series S/X e até o futuro Switch 2.
A informação vem do insider NateTheHate, que afirmou que as novas versões “existem”, embora ainda sem data ou anúncio oficial.
A especulação ganhou força após uma atualização suspeita na página do jogo na Steam — e quem acompanha a indústria sabe que esses “ajustes discretos” quase sempre antecedem revelações bombásticas.
Se confirmado, o relançamento seguiria a tradição da Rockstar de nunca deixar seus grandes sucessos morrerem (alô, GTA 5).
Nada oficial por enquanto, mas convenhamos: com o The Game Awards se aproximando, esse rumor tem cheiro de cavalo preparado para o grande palco. Ou, então, teremos mais um trailer surpresa da Rockstar, assim como GTA 6 no início de dezembro de 2023.
Battlefield 6 estreia com muitos jogadores
O novo Battlefield 6 chegou com tudo na última sexta (10) e já bateu a impressionante mais de 700 mil jogadores simultâneos no Steam. E olha que isso é só no PC — o número real deve ser ainda maior somando EA App, Epic Games e consoles. O sucesso marca um retorno às origens da franquia, com foco em batalhas militares clássicas, desempenho otimizado e sem firulas como ray tracing. Depois do tropeço de Battlefield 2042, parece que a série finalmente reencontrou seu campo de batalha — e o público respondeu em peso.
Ubisoft apresenta novo jogo brasileiro
A Ubisoft anunciou uma parceria inédita com o estúdio brasileiro Hermit Crab Game Studio para desenvolver Sportia, um jogo multiesportivo com pegada arcade que mistura ação, RPG e coop local. O título promete unir acessibilidade e profundidade, com modos solo, cooperativo e versus, além de atualizações constantes com novos esportes e personagens. Segundo a Ubisoft, o projeto marca um “momento histórico” e celebra o talento brasileiro no cenário global. Sportia será lançado para PC e consoles, ainda sem data definida, e já pode ser adicionado à lista de desejos na Steam.
Novo jogo de luta de Avatar chega em 2026
Aang vai ter que deixar o pacifismo de lado em um novo jogo da franquia Avatar. A desenvolvedora Gameplay Group anunciou Avatar Legends: The Fighting Game, um título de luta 1x1 que promete misturar o domínio dos elementos com pancadaria estilosa em 2D. Previsto para o verão de 2026, o jogo chega para PS5, Xbox Series, Switch 2, PS4 e PC, com direito a 12 personagens jogáveis, modo história inédito e suporte a cross-play. Será que vai prestar? Confira o trailer e deixe sua opinião!
Frase da semana
“Somente com volume de reclamações é que os órgãos podem investigar e aplicar medidas efetivas”
A frase de hoje é de Giovanna Araujo Nasrallah, advogada especialista em Direito do Consumidor, que comentou a recente treta do aumento do Xbox Game Pass no Brasil. Depois que a Microsoft dobrou o preço do plano Ultimate — de R$ 60 pra R$ 120 —, muitos jogadores correram pro Procon pra reclamar, e com razão. Giovanna explicou que o órgão pode, sim, investigar e até multar a empresa se houver indícios de abuso ou venda casada.
Segundo a advogada, é justamente a pressão popular que pode fazer diferença. “Somente com volume de reclamações é que os órgãos podem investigar e aplicar medidas efetivas”, disse ela. Então, se você não gostou da facada no Game Pass, não adianta só reclamar no X (antigo Twitter) — é hora de abrir aquele ticket maroto no Procon. Afinal, se o bolso do jogador sangra, que pelo menos sirva pra abrir uma investigação.
Classificados 💰
🟢A Nuuvem ainda está vendendo cartões do Xbox Game Pass com o preço antigo. Você pode assinar até três meses do serviço com desconto aqui.
🟢O Xbox Game Pass receberá mais jogos na segunda metade de outubro, incluindo Keeper e Ninja Gaiden 4! Confira todas as novidades do mês aqui.
💻 A Epic Games liberou três jogos de graça até 16 de outubro:
Double Dragon Trilogy (mobile)
Gravity Circuit (PC)
💻A Activision deu um golpe baixo para tentar atrapalhar o lançamento de Battlefield 6: a empresa liberou COD Black Ops 6 de graça até dia 16 de outubro. Você pode baixar e jogar a campanha completa e também o multiplayer até a data, em qualquer plataforma.
💻PICO PARK: Classic Edition é um multiplayer divertido que agora está totalmente de graça na Steam. Você pode baixar sem custos aqui.
💻Skate Story é um novo jogo estiloso da Devolver Digital que chega em 8 de dezembro, mas você já pode baixar a demo de graça na Steam aqui.
💻Curte RPGs clássicos? Alabaster Dawn tem muita cara de jogo icônico de PS1 e pode ser jogado de graça em sua demo na Steam.
🔵O brilhante Yakuza Like a Dragon está com seu menor preço histórico no PS4 e PS5, saindo por R$ 43,89 — vale cada centavo. O game também tá custando R$ 60 no Xbox.
🔵 Um dos melhores jogos do ano, Kingdom Come Deliverance II está com 35% de desconto no PS5, saindo por R$ 227,43.
🔵Ficou com vontade de jogar Death Stranding 2 após a visita do Kojima ao Brasil? O jogo tá saindo por R$ 243,71 no Mercado Livre com frete grátis.
🔴Pokémon Legends Z-A tá custando R$ 328,69 na mídia física do Mercado Livre com frete grátis — compre aqui, mas a entrega só rola em novembro.
💰Os jogos do Prime Gaming de outubro já começaram a sair, incluindo XCOM 2 e Fallout New Vegas. Faça uma assinatura grátis de um mês e confira aqui todos os jogos e como resgatar.
Jornal dos Jogos agora traz pôsteres exclusivos para assinantes
Se você perdeu a nossa edição extra da semana passada, um aviso: o Jornal dos Jogos agora possui um novo benefício para assinantes premium. Quem ajuda a gente com R$ 5 mensais ou R$ 50 por ano receberá pôsteres com artes exclusivas para baixar, e o primeiro já está disponível, inspirado em Hades 2.
Além disso, vamos lançar mais produtos na nossa loja, e já trouxemos uma leva de itens inspirados no game da Supergiant. Dê um pulo no link abaixo e aproveite o cupom HADES2 para garantir 10% de desconto.
Lançamentos da semana
A semana está marcada pela chegada do novo game da franquia Pokémon, além de títulos como Keeper, novo jogos dos criadores de Psychonauts 2 que chega direto no Xbox Game Pass.
Just Dance 2026 (13/10) - PlayStation 5, Xbox Series S/X e Nintendo Switch;
BALL x PIT (15/10) - PC, PlayStation 5, Xbox Series S/X e Nintendo Switch;
Pokémon Legends: Z-A (16/10) - Nintendo Switch e Nintendo Switch 2;
Overthrown (16/10) - PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X;
Keeper (17/10) - PC e Xbox Series S/X;
Silent Hill f assusta, mas não pelas razões certas
E na coluna de acessibilidade da vez, o especialista Yago Prazeres comenta sobre sua experiência com Silent Hill F, e traz uma dica para devs! Confira mais detalhes abaixo — e a versão em vídeo aqui, se você gosta de TikTok.
A nova entrada da franquia Silent Hill impressiona visualmente e entrega uma atmosfera digna dos terrores japoneses clássicos como O Grito e O Chamado. Mas quando o assunto é acessibilidade, o terror muda de figura.
O jogo praticamente não oferece suporte para leitores de tela, não permite ajustes de interface e traz opções visuais mínimas.
Puzzles dependem fortemente de pistas visuais, e a ausência de auxílios de navegação torna a experiência frustrante para jogadores com deficiência visual ou motora.
Nos controles, a situação também preocupa: há apenas três predefinições fixas, sem qualquer forma de remapeamento de botões ou ajustes finos — recursos que já se tornaram padrão em muitos títulos atuais.
As legendas são o único ponto realmente positivo, com opções de personalização bem-vindas — embora ainda faltem descrições sonoras importantes para jogadores surdos.
Para desenvolvedores, Silent Hill f serve como um lembrete: atmosfera cinematográfica não precisa significar barreiras de acesso. Para jogadores, é um alerta de que, em 2025, ainda há títulos de grande porte que ignoram a diversidade de corpos e modos de jogar.
Reviews e indicações
🗻Ghost of Yotei e a arte de fazer um jogo para PS5 — Review
🔧Vale a pena jogar Little Nightmares 3 sozinho? Veja review
E antes de ir embora, responda nossas pesquisas para ajudar o nosso veículo a evoluir! É bem rapidinho:
Pesquisa de novos conteúdos - Responda cinco perguntinhas aqui.
Pesquisa de público - Responda sete perguntinhas aqui.
Assine o Jornal dos Jogos e ajude nosso projeto
Gostou da edição de hoje do Jornal dos Jogos? Então assine a nossa versão premium e ajude nosso projeto a crescer cada vez mais! O plano custa apenas R$ 5 mensais, ou apenas R$ 50 por ano, e inclui muito conteúdo extra além do resumão semanal!
Todo conteúdo sem anúncios no Substack e no e-mail 🗞️
Uma edição extra (ou até mais) para assinantes por semana, incluindo reviews e posts longos desdobrando notícias importantes 🎮
Artes exclusivas de games para colorir no estilo Bobbie Goods, para você reduzir o tempo de tela (ou dar de presente pra um sobrinho)
Desconto de 20% na loja do Jornal dos Jogos!
Sorteio de final de ano para os apoiadores premium ❤️
Caso não queira ajudar com assinatura no Substack, que tal lançar um Pix para o Jornal? Qualquer valor já é útil, basta usar o nosso e-mail como chave: pix@jornaldosjogos.com.br! Obrigado por tudo e até mais! 🎮